O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida foi retomado nesta quarta-feira (dia 16 de março) em Votorantim. A cerimônia de posse dos 16 conselheiros - oito titulares e oito suplentes - e a escolha da presidência foi realizada na sede da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV).
A gestora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Votorantim, Silmara Fernandes, foi escolhida como presidente do conselho. O cargo de vice ficou com o dentista Cláudio Roberto Fortes Rocha e Silva, da Secretaria Municipal de Saúde. A função de primeira secretária foi assumida por Alessandra Aparecida Messias, do Creas.
Silmara ressaltou a importância do conselho para a luta e a defesa da garantia dos direitos das pessoas com deficiência. "A partir do conhecimento, pretendemos diminuir o preconceito", conta.
A finalidade do conselho é exercer funções de caráter consultivo e deliberativo, fiscalizador e normativo. O objetivo é assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício dos direitos coletivos e sociais.
O encontro foi aberto pela titular da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, Sandra Pinesso Cianfarani. Segundo ela, o conselho é um meio de planejar a fiscalizar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Um dos papéis do conselho também será mapear as pessoas com deficiência em Votorantim. Os integrantes também farão o regimento interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.