quinta-feira, 3 de março de 2022

Filha aguarda há quase 2 meses para enterrar idoso achado morto a mais de 100 km de casa: 'Vivendo filme de terror'


Por Júlia Martins, g1 Sorocaba e Jundiaí

Manoel Silvério Filho, de Votorantim (SP), desapareceu em 29 de novembro e foi encontrado morto no início de janeiro deste ano, em Piracicaba (SP). Compras foram feitas no mesmo dia em que ele desapareceu.




Filha aguarda há quase 2 meses para enterrar idoso achado morto a mais de 100 km de casa — Foto: Arquivo pessoal

A família de um idoso encontrado morto em um canavial na cidade de Piracicaba (SP) aguarda há quase dois meses pela liberação do corpo pelo Instituto Médico Legal (IML). Manoel Silvério Filho tinha Alzheimer e desapareceu no dia 29 de novembro de 2021, em Votorantim (SP).
O corpo do idoso foi encontrado em 12 de janeiro de 2022 por um homem que passeava com o cachorro no bairro Santa Terezinha, em Piracicaba. Desde então, a família aguarda para poder realizar o enterro.
"Está sendo horrível para a gente. Eu jamais imaginei que isso poderia acontecer com o meu pai. Ele sempre foi uma pessoa com um coração maravilhoso. Não conseguimos nem fazer um velório e um enterro digno para ele. Isso dói muito. Parece que estamos vivendo um filme de terror", desabafa a filha do idoso, Ariane Rodrigues Silvério, de 29 anos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o caso foi registrado pelo 5º DP de Piracicaba e a Polícia Civil solicitou um exame de DNA complementar junto ao Instituto Médico Legal (IML).
No início de fevereiro, a SSP informou que os laudos estavam em andamento e eram analisados pela polícia. O g1 questionou novamente a secretaria e aguarda um retorno.

Identificação e liberação de corpo
O processo de identificação e liberação de um corpo no Instituto Médico Legal (IML) depende de diversos fatores. No caso de morte violenta, é necessária uma avaliação minuciosa, que conta com uma sequência de etapas.
Nestes casos, o primeiro contato deve ser feito diretamente com a polícia local, que irá acionar a perícia e, em seguida, encaminhar o corpo para o IML. O trabalho dos médicos legistas conta com análises de digitais, arcada dentária, ossada e, por último, material genético, o DNA.
Todo o processo de identificação pode demorar meses para apresentar um resultado conclusivo. Por conta disso, algumas famílias aguardam para conseguir enterrar seus entes queridos.

Desaparecimento
Manoel havia sido visto pela última vez próximo ao terminal de ônibus de Votorantim, que fica na Avenida Vereador Newton Vieira Soares.
Na época, a filha contou que procurava pelo pai todos os dias nas ruas da cidade, mas não havia conseguido nenhuma notícia. De acordo com Ariane, o pai teria sido visto entrando em um carro branco com dois outros homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim