quarta-feira, 20 de abril de 2022

Exposição ‘Juventude Errante’, do fotógrafo votorantinense Jeff, entra em cartaz no Sesc Sorocaba

Agenda Sorocaba

Foto: Jeff/Divulgação


Apresentar ao público parte de seus interesses pela cena cultural da região por meio de fotografias que registram sua poética/política referente à juventude local contemporânea, esse é o mote da exposição Juventude Errante que o fotógrafo votorantinense Jeff estreia no dia 26/4, terça, às 9h, no Sesc Sorocaba.

Colocando em oposição às imagens negativas de sofrimento da população negra e LGBTQIA+ frequentemente apresentada nas mídias, ao mesmo tempo em que desafia uma realidade complexa, Jeff mostra a juventude da cidade dividida entre luta política e espírito de festa, indicando as dificuldades enfrentadas por essa geração em busca de se autoconhecer, sendo uma mistura entre o desejo de viver e a desilusão de um país que não tem nenhum senso de destino comum.

Composta por 24 fotografias, a exposição retrata figuras que atravessam as ruas de Sorocaba, apresentando alguns personagens já conhecidos da cena artística/cultural local, entre artistas, produtores e agentes culturais, cabeleireiros e movimentos políticos que se isolam da turbulência da cidade na ação do registro.

Documentarista e retratista de sua geração, suas obras convidam o público a alternar seus olhares em direção às pessoas, ao que elas expressam e nas suas ações enquanto são capturadas pelas lentes da câmera.

De acordo com Ella Vieira, curadora da mostra, “a exposição é como uma investigação que busca capturar o ‘bonito’ e o que existe no meio do caminho de uma cidade que se reinventa constantemente por estes movimentos e por estas pessoas. As imagens imergem o expectador na vida queer de Sorocaba retratando pessoas trans, cis, homens heteros maquiados e casais homoafetivos. Eles estão felizes, serenos, em atitudes e sentimentos do dia a dia que nos fazem pensar: ‘O que seria diferente nas diferenças?’”.

Juventude Errante fica em cartaz no Espaço de Exposições do 1º andar até o dia 5/6. As visitas podem ser feitas gratuitamente de terça a sexta, das 9h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. A classificação é livre para todas as idades.

Sobre o Artista

Jeff (1996) é um artista votorantinense que atua como fotógrafo desde 2016. Em sua pesquisa busca retratar, através das imagens, a juventude do interior de São Paulo, a fim de documentar suas manifestações culturais, encontros, intersecções e experimentos das mais variadas vertentes da arte. Expôs em 2018 a série CHAVOSOS na exposição coletiva “Novos Protagonismos, Fotografia, Poder e Escolha”, com curadoria de Felipe Abreu, parte da programação do Valongo Festival Internacional da Imagem. Em 2021 foi artista selecionado para o Programa de Acompanhamento Artístico do Veredas Festival.


SERVIÇO

Juventude Errante
De 26/4 a 5/6. Terças a sextas, das 9h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Grátis. Livre.
Espaço de Exposições do 1º andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim