terça-feira, 21 de junho de 2022

Jovem com paralisia cerebral que se inspira em Alok encontra ídolo em primeiro show da vida: 'Um sonho', diz mãe

Por Douglas Belan, TV TEM

João Prestes tem uma lesão frontal que impediu o desenvolvimento dele na infância. Fotos e músicas do DJ ajudaram o jovem a evoluir e se manter feliz diante das dificuldades. Encontro aconteceu na Festa Junina de Votorantim (SP).




De surpresa, fã que se inspira em Alok se encontra com o ídolo e ganha presente — Foto: Reprodução/TV TEM


Em seu primeiro show da vida, um jovem com paralisia cerebral viajou quase 40 quilômetros para conhecer um dos maiores nomes da música eletrônica do mundo: Alok. No último sábado (18), ele realizou um sonho e se encontrou com o ídolo na Festa Junina de Votorantim (SP).
Com dificuldades para andar e fala prejudicada, João Prestes, de 19 anos, é de São Roque (SP), e teve a data marcada como a primeira vez que veria uma apresentação ao vivo do DJ.
A mãe de João, Aletea Peres, contou à TV TEM que o jovem descobriu os vídeos do DJ brasileiro na internet durante a pandemia e se encantou pelo artista. Ela explica que isso acabou se tornando um grande estímulo para que ele realizasse as tarefas diárias.
"Se exercitar, ir ao banheiro sozinho, usar as órteses, fazer lição de casa, entre outras. De dois anos para cá, o incentivo para as atividades do João tem sido o Alok", conta a mãe.

'Ajuda' do DJ




Fã de Alok tem fotos espalhadas por todos os cantos da casa — Foto: Reprodução/TV TEM

João acabou gostando do visual de Alok e, com o tempo, também passou a curtir as músicas, segundo a mãe. Isso o estimulou a encontrar alegria e diversão em um momento difícil, no qual o jovem precisou ficar afastado de algumas atividades terapêuticas devido ao isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
"Nós começamos a colocar músicas na TV para estimulá-lo a dançar e alongar, e aí surgiu um vídeo do Alok. Isso o ajudou, trazendo como benefícios os movimentos e a dança no período em que não podia sair de casa", conta Aletea.


Fã de Alok se encontra com ídolo em primeiro show da vida

Para os pais, a fé salvou o jovem. Hoje, ele anda normalmente, diminuiu os medicamentos e continua se desenvolvendo. Segundo eles, Alok ajudou o filho deles a ser ainda mais feliz.
João tem foto do DJ em todo canto da casa. Uma delas foi colocada na bota que o jovem precisa usar, mas da qual ele não gosta muito. Além disso, retratos do artista são colocados em cima das comidas para incentivá-lo a se alimentar corretamente.
"A gente começou a ver que o Alok, na pandemia, poderia nos ajudar com algumas questões do João, como sair da fralda, comer sozinho. A gente foi bolando um treinamento e falávamos: 'olha, o Alok usa fone de ouvido. Vamos tentar usar, João'", explica Aletea.
O amor e carinho pelo DJ deram a ele o apelido de JoãoLok. O jovem pediu até mesmo uma tatuagem, pois o ídolo também é tatuado.

Show da vida

João é fã e se inspira com as músicas e fotos de Alok — Foto: Reprodução/TV TEM

João é tão fã do DJ que fica o tempo todo vidrado no celular, no qual ouve e mostra para quem esteja por perto as músicas do artista.
A mãe conta que ele sempre esteve ligado à música, colecionando em sua casa uma guitarra, bateria e mesa de som infantil. O artista também foi inspiração para a apresentação de João em um sarau, no qual ele transformou-se no DJ Joãolok.
"Hoje temos essa 'overdose' de Alok, mas que todo mundo acaba incentivando muito porque sabe da luta do João e de todos para chegar até aqui", completa Aletea.


João ganhou óculos de presente de Alok, na Festa Junina de Votorantim (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

No dia do show do Alok, João estava ansioso para o encontro com seu ídolo. Antes do artista subir ao palco da festa junina, os dois se encontraram no camarim. No momento do abraço, João parecia não acreditar. O DJ também ficou surpreso ao saber da história do jovem.
"Quando eu vejo essas coisas acontecendo, parece que tudo o que eu faço faz sentido, porque o que eu sempre quis fazer na minha vida era transcender a música de alguma forma, que a minha música pudesse tocar a vida das pessoas. Então, eu fico muito feliz em saber que de alguma forma eu pude contribuir com o João", disse Alok.
O jovem acompanhou a apresentação com a família em um espaço com acessibilidade para pessoas com deficiência, disponibilizado pela festa na Área VIP da arena de shows.

História

Fã de Alok ficou conhecido como JoãoLok nas redes sociais — Foto: Reprodução/TV TEM

Aletea e o marido, André Luis Badra, tentaram ter filhos por cinco anos e, sem sucesso, optaram pela adoção. João nasceu no estado do Amazonas e foi adotado pelo casal quando era recém-nascido. A paralisia cerebral foi descoberta quando ele ainda era um bebê. Na época, a família chegou a receber um diagnóstico pessimista em relação à saúde dele.
"A gente não sabia muito o que seria do João. A lesão dele é uma lesão frontal. Então, a gente foi sempre estimulando muito para que ele chegasse onde a gente chegou", relembra a mãe.
A mãe conta que João tem um histórico de convulsões e uma vida toda de luta. Desde pequeno, ele recebe todo o acompanhamento necessário para a sua saúde e o seu desenvolvimento.


João, fã do DJ Alok, o conheceu na Festa Junina de Votorantim (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

"Ele é um guerreiro. Desde os cinco meses, faz terapia com fonoaudióloga. Ele chegou a ser desenganado por médicos aos sete anos, mas nós temos uma história de fé com o nosso padroeiro São Roque e o João conseguiu evoluir e chegar onde está", explica Aletea.
Hoje, a mãe considera que ele vive uma ótima fase. João frequenta a escola regular, faz terapias, crossfit adaptado e tem um grupo de amigos que se encontra semanalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim