Caminhada da Penha, Quadrilha junina da 3ª Idade, Folia do Divino, Teatro da Paixão de Cristo e Desafio de Cururu são os temas abordados
Foram definidas as datas de estreia dos cinco filmes curtas-metragens, em linguagem documental, sobre movimentos culturais populares realizados em Votorantim. Os lançamentos terão início em 25 de abril, terça-feira, com uma estreia por semana, com conclusão em 23 de maio.
As produções, dirigidas pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, são realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
O projeto, intitulado "Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim", contempla cinco documentários sobre os seguintes movimentos culturais: Caminhada da Penha, Quadrilha junina do grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo, Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia N. Sra. Aparecida e Desafio de Cururu. Cada vídeo, com cerca de 30 minutos, retrata um dos movimentos culturais descritos e as produções tiveram início há um ano.
Os filmes trazem relatos de seus mobilizadores, bastidores das ações, e, sobretudo, enaltecem a cultura popular realizada em Votorantim espontaneamente. "Os registros dessas ações visaram a valorização, preservação e difusão da cultura popular, e, assim, do patrimônio histórico imaterial da cidade de Votorantim, através da linguagem audiovisual", explicou a diretora Luciana Lopez.
Os cinco vídeos serão disponibilizados ao público através da TV Votorantim, do Facebook, do Youtube e ainda os links serão disponibilizados para escolas públicas do município.
Após as exibições em Votorantim, também serão exibidos em dezenas de emissoras de TV comunitárias de todo o país e ainda pelo canal COM Brasil, via satélite. "Pretendemos divulgar a cultura de Votorantim para todo o país. Será uma homenagem que faremos para todos os mobilizadores que mantêm nossa cultura viva sem depender de ações governamentais", fala Luciana.
A equipe de produção é composta por profissionais experientes da área audiovisual. São eles: Luciana Lopez (proponente e direção); Jesse James dos Santos (pesquisa histórica); Míriam Cris Carlos (roteiros); Werinton Kermes (produção e fotografia); Sandy Camile (auxiliar de produção); Luise Mariano (cinegrafista e operação de áudio); Rony Queiroz (edição de imagens e operação de drone); e Nelsinho Toledo (decupagem). A produção conta ainda com a colaboração de entusiastas do projeto, como os videomakers Carlos André Ferreira, Jorge Silva e Caio Kermes e o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim)
Datas das exibições
- Caminhada da Penha: 25/04, terça-feira, às 18h30, com reprise em 29/04, sábado, às 18h30
- Desafio de Cururu: 02/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 06/05, sábado, às 18h30
- Quadrilha da Terceira Idade: 09/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 13/05, sábado, às 18h30
- Folia do Divino Espírito Santo: 16/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 20/05, sábado, às 18h30
- Encenação da Paixão de Cristo: 23/05, terça-feira, às 18h30, com reprise em 27/05, sábado, às 18h30
Como assistir
Pela TV Votorantim pelo canal 7. 3 da América Net e canal 8 da Claro NET;
Pelas plataformas de streaming das smarts TVS nos Apps: Soul TV (canal 111), TV Brasil (TV Votorantim) e MOOBI TV;
Pelo site www.tvvotorantim.com.br, pelo www.facebook.com/TVVotorantim, pelos canais do Youtube www.youtube.com/TVVotorantimJornalismo, e www.youtube.com/LuLopezJornalista.
Primeira exibição será sobre a Caminhada da Penha
O documentário "Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim: Caminhada da Penha" será o primeiro a ser exibido, na terça-feira (25), às 18h30.
A Caminhada da Penha é um evento cultural que envolve aspectos religiosos, de meio ambiente, de solidariedade, atividade física, ou seja, uma integração entre a cultura e outras esferas do conhecimento e da vida social.
É realizada anualmente, uma semana após a Páscoa, e, neste ano, chegou à sua 23ª edição. Já tradicional na cidade de Votorantim, na Caminhada da Penha é percorrido um trajeto de 20 quilômetros em áreas íngremes em meio a Serra de São Francisco, em Votorantim.
No filme, o organizador Paulo Roberto Ferreira Camargo (Beto Zen), explica que a caminhada, curiosamente, começou como uma brincadeira de desafio físico entre amigos, mas ganhou também outras finalidades, tornando-se uma manifestação da cultura popular através da religiosidade, para aqueles que a encaram como uma peregrinação; social, para aqueles que realizam doações de alimentos para projetos sociais; esportiva, para quem a encara como um desafio físico, e ambiental, sendo uma oportunidade de contato com a natureza.
Os caminhantes se reúnem às 4h da manhã na Paróquia São José, no Bairro da Chave, e iniciaram a caminhada às 4h30, após uma benção. O destino é a Capela de Nossa Senhora da Penha, que foi construída no século XVII, no tempo dos Bandeirantes, e é acessada pela Estrada Pedro Monari, na Serra de São Francisco, pelo bairro rural do Carafá, no limite entre os municípios de Sorocaba e Votorantim. Na caminhada, uma imagem sacra de Nossa Senhora da Penha é levada à capela e no local é realizada uma missa campal e apresentações culturais.
A produção, dirigida pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim. Tem o apoio da e o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).
A primeira exibição do documentário será na terça-feira (25), às 18h30, com reprise no sábado (29), às 18h30. Após a estreia o vídeo permanecerá postado no Youtube da TV Votorantim (@TVVotorantimJornalismo) e da diretora Luciana Lopez (@LuLopezJornalista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.