"Por uma escola para todos e cada um" foi o tema da palestra promovido pela Prefeitura de Votorantim, por meio Secretaria de Educação, nesta quarta-feira (27), no Sesi de Votorantim. O evento faz parte da campanha Setembro Verde, uma campanha que promove a visibilidade e conscientização da luta da pessoa com deficiência.
A palestra foi ministrada pelo Promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo e membro do grupo de atuação Especial de Educação, Dr. João Paulo Faustinoni e Silva, que contou com a presença de diretoras, coordenadoras e demais profissionais da educação.
O objetivo da apresentação foi trazer uma contribuição da área jurídica com o que diz o ordenamento da Constituição Federal sobre o direito inconstitucional de todas as crianças e adolescentes estarem na escola. O Promotor também trouxe sua experiência em outras áreas do conhecimento, de acordo com seu contato com pesquisadores da educação inclusiva. "É necessário uma reforma na instituição escolar. Há razões sócio-históricas para ainda não termos atingido uma inclusão plena", explicou.
Para o palestrante, é preciso pensar a pessoa com deficiência para além do modelo médico de deficiência e partir do paradigma social de direitos humanos, eliminando as barreiras de acesso e permanência nas escolas.
O evento também marcou a presença da titular da secretaria, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, que afirmou realizar esforços na garantia do direito ao acesso e permanência de pessoas com deficiência nas escolas do município.
"Votorantim é uma cidade inclusiva, nós trabalhamos as diferenças de cada um procurando amenizar as dificuldades dos alunos em nossas escolas. Tudo que pudermos contribuir com os responsáveis, professores e alunos, iremos fazer", disse a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.