sexta-feira, 5 de abril de 2024

24ª Caminhada da Penha será neste domingo dia 7


 

 Após à bênção às 4h30, os participantes

seguem com destino à Serra de São Francisco

 

A 24ª edição da Caminhada da Penha será realizada neste domingo, dia 7 de abril. O início do evento será com a concentração a partir das 4h da madrugada na Paróquia São José (ao lado da fábrica Fiação Alpina). Após uma bênção às 4h30, os participantes seguem com destino à Serra de São Francisco, num percurso de cerca de 17 quilômetros, dividido entre asfalto e terra. Ao final, está prevista uma missa campal em frente à Capela da Penha.

 

Tradicionalmente como tem ocorrido nos últimos anos, a Caminhada da Penha ocorre no primeiro domingo após a Páscoa. O organizador e idealizador do evento, Paulo Roberto Ferreira Camargo (Beto Zen), destaca que a ação tem apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio de várias secretarias municipais, dentre elas a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Cultura e Turismo (Sectur).

 

Ressaltando que nesta semana, estão sendo realizadas diversas ações de manutenção, tanto no percurso, quanto ao redor da centenária Capela da Penha, localizada nos altos da Serra de São Francisco.

 

        "É um orgulho poder organizar mais ano a caminhada, que a cada ano reúne mais e mais participantes, e nos últimos anos deixou de ser apenas uma caminhada de aventura e tornou-se um evento de peregrinação", ressalta Paulo Roberto.

       

Beto Zen ressalta que muitas pessoas o procuram para dar seus testemunhos, e até mesmo para agradecer tendo em vista as graças alcançadas.

A Caminhada da Penha começou com uma brincadeira ou quase uma aposta feita entre amigos no bar de propriedade de Beto Zen. Naquele primeiro ano, o evento que começou, no dia 31 de março e terminou no 1º abril, teve apenas poucos participantes. De acordo com beto, foi uma conversa de bar, entre 20 amigos e acharam que era brincadeira. Na primeira foram cinco pessoas, depois começou a aumentar com o passar dos anos.

O evento ganhou, da quinta edição em diante, uma finalidade mais religiosa e começou a ter missa campal, organizada primeiramente pelo padre Paulo Roberto Gonzales. O caráter religioso ganhou mais força também quando a imagem de Nossa Senhora da Penha começou a acompanhar a caminhada.

Todos esses anos a Caminhada da Penha teve apoio recebido da prefeitura de Votorantim, por intermédio de várias secretarias, além do Grupo de Escoteiros Vuturaty. Durante todo o trajeto os participantes são acompanhados pela Guarda Civil Municipal, além do apoio da Polícia Militar. Ainda de acordo com os organizadores, no domingo após a missa campal, haverá ônibus da empresa responsável pelo Transporte Público, para trazer os participantes.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim