segunda-feira, 14 de maio de 2012

Peça, que vem do Rio, traz a história de um casal idoso com amnésia


Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

“Meu nome é Ernesto!” se apresenta nos dias 9 e 10 de junho, em Sorocaba

Antes da década de 1970, a parcela da população brasileira de idosos não era a que mais crescia. Depois desse período, a terceira idade começou a se desenvolver, não só no País, mas no mundo.
Nas ruas, principalmente em praças públicas, vemos o grande movimento de lá para cá de idosos. Casais envelhecidos, que já trabalharam arduamente, e que agora tentam encontrar afazeres para se distrair no dia a dia. Muitos, com pouca informação, dizem que a velhice só representa um processo de deterioração física e mental. “É um pensamento errôneo”, diz Jessika Menkel, que tem em um dos seus objetivos mostrar outra realidade dos idosos na sociedade por meio do teatro.
A atriz votorantinense Jessika Cristina Santos, 21 anos, mais conhecida como Jessika Menkel, e o ator carioca Arthur Ienzura Prates, 21 anos, irão estrelar a peça teatral “Meu nome é Ernesto!”, nos dias 9 e 10 de junho, às 19h30, no Teatro Pedro Salomão José, em Sorocaba. O espetáculo é voltado para todas as idades.
No palco, os dois se transformam em um casal idoso com aproximadamente 80 anos de idade. A atriz faz o papel da personagem Marta, enquanto o ator encara Ernesto. Os dois, antes de se casarem, já haviam tido outros relacionamentos. A partir daí começa a confusão. Nas cenas, eles confundem seus próprios nomes. O casal compara suas recordações com outros casamentos. Nenhum dos dois se atenta aos detalhes, e nem sempre sabem com quem estão falando.
Na justificativa do espetáculo, apesar do casal ser idoso e da memória afetada, eles são vivos e perspicazes, algo que estabelece uma relação de identificação com o espectador. “A grande maioria conhece alguém com esse estado”, comenta a atriz, dizendo que nós sabemos que podemos chegar a essa situação. Segundo o ator carioca, mesmo com esse problema, a velhice pode ser divertida, apesar da memória falhar às vezes.
Dirigido por Lívia Nascimento e produção de Gilson Super, a peça ainda traz à tona que a velhice não significa apenas criar rugas e ficar esquecido de momentos da vida que foi vivenciada. “Não podemos ter esta mentalidade”, argumenta Jessika Menkel. Ienzura emenda: “A velhice não deve ser encarada como fim de um ciclo de vida.”
A família de Jessika Menkel é de Votorantim. Quando ela pode, sempre vem à cidade para visitá-la. Ela conheceu Ienzura na universidade onde fez o curso profissionalizante de teatro, na Casa das Artes Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro.
Parceria de universidade que floriu em outros ares. A diretora do curso de Artes Cênicas - Direção Teatral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os convidou para estrelar uma peça teatral na Mostra de Teatro da UFRJ, em 2011, para interpretar um casal de idosos. O público carioca gostou tanto que o espetáculo foi considerado um dos melhores do evento teatral. Além disso, o público ficou tão entusiasmo com as cenas, que quis ver a dupla ao palco novamente para desenvolver a apresentação.
A peça é considera nova, pois houve apenas duas apresentações, todas no Rio de Janeiro. “Agora, vamos mostrá-la em outra cidade”, se emociona Ienzura. Ao ser perguntado sobre sua impressão de Sorocaba e Votorantim, o ator carioca conta que, mesmo pouco tempo nas duas cidades, ele está gostando do clima. ”Todos são bastante receptivos”, comenta.
Jessika Menkel vai ter a oportunidade da sua família vê-la atuando. “Meu pai, por exemplo, só me viu nos palcos uma vez. Agora, com a apresentação em Sorocaba, será a segunda vez”, explica.

Paulo Betti
O ator e produtor de teatro, cinema e televisão Paulo Betti, tendo sua infância em Sorocaba, criou um vídeo dando boa sorte a Jessika Menkel e, também, falando sobre a sua peça teatral se apresentando em Sorocaba.
A gravação foi feita no último dia 5, num sábado, e está disponível no canal de vides Youtube: http://migre.me/92uv7. Até o momento, houve 67 exibições.

Em Votorantim
A vontade de Jessika Menkel era se apresentar na cidade onde nasceu, no entanto, não possível. Segundo ela, a peça precisa de um orçamento para ser executada. Em Votorantim, só era possível se fosse gratuita. “Não temos condição de realizar um espetáculo sem cobrar a entrada”, diz. Entretanto, a votorantinense comenta que, possivelmente, fará alguma apresentação ainda este ano no município.

Serviço
Espetáculo: “Meu nome é Ernesto!”
Dias e horário: 9 e 10 de junho, às 19h30
Local: Teatro Pedro Salomão José, situado à rua Eugênio Salerno, 298, bairro Santa Terezinha, em Sorocaba/SP
Preço: R$ 20,00
Gênero: Comédia
Atores: Arthur Ienzura e Jéssika Menkel
Direção: Lívia Nascimento
Produção: Gilson Super

Pontos de venda
Votorantim, na avenida 31 de Março - “Pinte e Borde”, 930; “Banca de Jornais e Revistas”, 31; “Loja de Bolsas Zap”, na Galeria 677.
Sorocaba - “Loja de roupas Francesca Ferrarezi”, no Extra do Campolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim