terça-feira, 1 de abril de 2014

Peneira do projeto Chute Certo reúne dezenas de garotos

Dezenas de garotos compareceram nesta terça-feira (01), para a peneira de futebol de campo do projeto “Chute Certo”, desenvolvido pela Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Desporto. Todos os participantes farão parte do projeto Chute Certo. O objetivo é montar uma equipe para a disputa da Copa Sesi/SP de Futebol e para os Jogos Regionais 2014. Participaram garotos nas categorias Sub-20 nascidos em 1994/1995/1996; Sub-17 1999/1998/1997 e Sub15- 2000/2001.
O projeto acontece em quatro campos de futebol da cidade, no Cachoeira, no Bairro da Chave; Centro Esportivo Municipal Aldovir Gori (Cermag), no Rio Acima; Parque Bela Vista e no Campo do ADC Votoran, em Santa Helena. Sendo este último para os atletas que compõe a seleção de Votorantim, tanto nas categorias sub-15 e sub-17.
Além das duas competições citadas a proposta é formar também a equipe para a disputa da Copa Brasil de Futebol Infantil. A proposta do projeto é oferecer atividade física e fundamentos do futebol, além fazer com que a criança e o adolescente pratique o exercício com acompanhamento de profissional capacitado nos horários em que não estão na escola.
O Chute Certo é coordenado pelos professores de educação física Bruno Tiago Franco e Vinícius Ferreira. Durante o treino de futebol é realizado exercícios de alongamento, aquecimento, fundamentos, coletivo e recreativo.
O secretário de Desporto, João Carlos Taborda, destaca a importância do projeto. “Mais de 150 garotos estiveram hoje no estádio e todos foram convidados a participar do projeto”, destaca.
As atividades acontecem em dois períodos: manhã das 8 às 11h e tarde das 14h às 17h. Segunda e quarta-feira “Campo do Cermag”, na rua Agenor Augusto Lins s/nº, no Rio Acima; terça-feira, “Campo do Cachoeira”, na rua Carlos Alberto Rodrigues, no Bairro da Chave; quinta-feira, “Campo do Parque Bela Vista”, na rua Ema Monari e na sexta-feira, no “Campo do ADC Votoran”, na Rua Amanozas, em Santa Helena.
Os interessados devem comparecer aos locais indicados com material de treino e documento de identidade. Outro fator importante é que o atleta deve estar devidamente matriculado na rede de ensino e periodicamente apresentar o boletim de frequência escolar.


Secom Votorantim

CMEI do Jardim São Lucas é invadido e depredado


O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Geraldo Bernardino dos Santos”, no Jardim São Lucas, foi invadido e depredado durante a madrugada desta terça-feira (01). Devido aos estragos causados pelos invasores e a necessidade de registro da ocorrência e perícia no local, os pais das cerca de 65 crianças que frequentam a unidade foram orientados e as atividades suspensas neste dia. Conforme direção, a creche, que funciona em período integral, volta a funcionar normalmente nesta quarta-feira, dia 02.

Durante a madrugada a empresa que faz o monitoramento da unidade verificou, em uma de suas rondas, que havia sinais de invação e entrou na unidade, constatando o ocorrido. Funcionárias da limpeza chegaram às 6h e foram orientadas a contatar a direção e não mexer no local até elaboração de ocorrência na polícia, o que foi providenciado pela diretora Regiane de Fátima Pedrico.

Não houve danos nos portões da escola, acredita-se que o acesso ao prédio se deu pulando o muro a partir do terreno lateral. Dentro da unidade, os vândalos arrombaram a janela do refeitório para entrar na cozinha e na despensa, onde danificaram alimentos, jogaram no chão e estragaram frutas com bananas e peras que seriam servidas às crianças na merenda. Também foram quebradas e jogadas no chão e nas paredes várias dúzias de ovos, além de sujeira arremessada para dentro do bercário através de uma janela.

Não foi notado o furto de nenhum equipamento da escola. Todos os alimentos que podem ter sido danificados foram despresados e a janela do refeitório já recebeu concerto. A Secretaria da Educação informa que já está trabalhando para ampliar sistemas de segurança em toda a rede de ensino.


Secom Votorantim

Semana de Saúde Mental terá atividades em Votorantim

Para marcar a Semana da Saúde Mental, a Secretaria da Saúde de Votorantim promove atividades nos dias 08 e 09 de abril, terça e quarta-feira da próxima semana. A programação será oferecida no Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Rua Ana de Melo, n° 71, no Parque Bela Vista e tem parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), por meio do curso de Terapia Ocupacional.

A coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Cíntia Regina Fernandes Ruberti, informa que todos os usuários do ambulatório e também o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), do Jardim Icatu, estão sendo convidados a participar. O objetivo é promover a integração dos pacientes e apresentar atividades e benefícios da Terapia Ocupacional, além de discutir direitos dos usuários e familiares.

Na terça-feira, dia 08, a programação será das 8h às 12h, com atividades dirigidas e expressivas, com a participação de alunos e professores do curso de TO da Uniso. Na quarta-feira, dia 09, o horário é das 13h30 às 16h30, com atividades dirigidas e expressivas para os presentes e, em seguida, uma mesa-redonda para discutir e refletir sobre os direitos dos usuários e familiares da saúde mental.


Secom Votorantim

Tacinha - Inscrições para o Torneio de Futsal Infantil são prorrogadas até sexta


A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), prorrogou as inscrições para o 21º Torneio Aberto de Futsal para Menores a Tacinha, até sexta-feira (04). A competição faz parte do calendário esportivo do município e reúne anualmente em média de 200 equipes, distribuídas em sete categorias, Sub-08, Sub-09, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-17 (feminino), disputados em sistema de eliminatória simples.

As inscrições podem ser realizada na Sedesp, que fica na avenida Moacir Oseias Guitte, 41, com acesso pela Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Mais informações pelo telefone 3353-8676.



Secom Votorantim

Apevo: caminhada comemorativa espera mais de 250 pessoas

 http://www.jeonline.com.br



Mais de 250 pessoas são esperadas na “Caminhada Agita Votorantim”, que será realizada pela Apevo (Associação de Aposentados e Pensionistas de Votorantim)

Mais de 250 pessoas são esperadas na “Caminhada Agita Votorantim”, que será realizada pela Apevo (Associação de Aposentados e Pensionistas de Votorantim), no dia 6 de abril- Dia Internacional da Saúde. O evento, em parceria com a Prefeitura Municipal, comemora o aniversário da instituição e também a emancipação de Votorantim.
O trajeto teráinício às 8h, com saída da Praça de eventos,seguindo pela Avenida 31 de Março até o Banco do Brasil, retornando pela mesma até oretorno à Praça de Eventos. Depois de concluiro trajeto, os inscritospoderão participar das atividades recreativas, até às 14h. Entre as atividades estão aula de dança de axé (organizada pela Secretaria de Cultura); aferição de pressão, I.M.C. e testes de glicemia (organizadas pela Apevo emparceria com a Secretaria de Saúde).
O evento contará com toda segurança necessária com apoio da Polícia Militar, ambulâncias e tendas, entre outras.
Para participar, os interessados devem fazer a doação de duas caixas de leite diretamente na Apevo. A doação das caixas de leite dá direito a uma camiseta do evento, que dará acesso à concentração no dia da caminhada. Todo leite arrecadado será doado para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que desde 1992, atende crianças excepcionais de Votorantim.
Os interessados devem se dirigir à Apevo, que fica na Rua Antônio Fernandes, 50 - Centro. A Caixa Econômica Federal,Sanamed e Famárcia Farmamed são os patrocinadores oficias da caminhada.


Fonte: Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Funcionários da prefeitura fazem roçagem sem tela de proteção e pedra atinge carro


Raquel Rocha
Folha de Votorantim


Fotos: Folha de Votorantim

Funcionários da prefeitura fizeram o trabalho de roçagem sem os devidos equipamentos de proteção. Quem fez a denúncia foi Rosangela Rodrigues Garcia de Souza, que teve o vidro do seu carro quebrado por uma pedra enquanto os funcionários realizavam o serviço sem a tela necessária.

Depois do ocorrido, Rosangela conversou com os funcionários e eles alegaram que esse tipo de problema nunca havia acontecido, mas ela aproveita para fazer um alerta. “Se a população de Votorantim ver alguém roçando em frente a sua casa, que não esteja com o equipamento adequado, é importante ficarem atentos. A pedra atingiu o carro, mas poderia ter ido no meu olho, no olho da minha filha que minutos antes brincava ali na rua.”

Rosangela ressalta que o carro estava dentro da garagem e mesmo assim não impediu para que o desastre acontecesse. A tragédia ocorreu no dia 22 de fevereiro, sábado, e a munícipe procura por soluções para o seu problema até agora. “O caso já faz 40 dias que está na prefeitura, eu levei fotos que comprovam tudo, nós já fomos conversar com o vice prefeito, mas vai para um lado vai para outro, e até agora o não nos reembolsaram”, conta Rosangela.

De acordo com a munícipe, o carro está parado na casa pois ainda não foi arrumado e é proibido sair com ele nas devidas circunstancias. Rosangela deu entrada em um protocolo no dia 25 de fevereiro, quarenta dias atrás, e é com esse papel que ela estaria correndo para lá e para cá tentando resolver a situação. “O pessoal da prefeitura pediu para que fosse feito três orçamentos para o concerto do carro, sendo que, aqui em Votorantim, apenas um local faz esse serviço. Estou tendo que correr com isso a muito tempo e estou perdendo dia de trabalho. Agora a questão já saiu do judiciário e está no gabinete do perfeito. É ele quem vai assinar junto com o assessor dele. É pra sair o reembolso ainda essa semana”.

                              
                                             

TV Votorantim - Kaká Martins - Apreensão de armamento pesado

TV Votorantim - Kaká Martins- Enquete sobre a mudança de nome da Avenida 31 de Março

TV Votorantim - Kaká Martins - Aumento de até 6% no preço de remédios

TV Votorantim - Celso Prado - Ato contra a 31 de Março

TV Votorantim - Celso Prado - Carro cai em buraco

TV Votorantim - Celso Prado - Casal morre em acidente provocado por motorista embriagado

Jiboia é capturada dentro de metalúrgica em Votorantim

 G1

Réptil de 1,5 metro foi encontrado por funcionários.
Uma cascavel também foi localizada dentro de sapato, em Mairinque (SP).

Jiboia foi capturada dentro de metalúrgica
(Foto: Divulgação/Bombeiros de Votorantim)



Uma jiboia foi capturada dentro de uma metalúrgica na tarde desta segunda-feira (31), em Votorantim (SP). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o réptil foi encontrado por funcionários que faziam a capinação na área externa do local quando o animal saiu correndo.
Em seguida, a cobra de aproximadamente 1,5 metro, que ficou ferida por causa da roçadeira, entrou na metalúrgica, mas foi capturada pelos bombeiros. O animal foi encaminhado para o Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", em Sorocaba (SP).
Dentro de sapato
Além da jiboia, outra cobra foi capturada na região nesta segunda-feira. Os bombeiros de Mairinque (SP) resgataram uma cascavel de aproximadamente um metro de comprimento. O réptil estava 'escondido' em um sapato.
De acordo com os bombeiros, a dona da casa, uma mulher de 40 anos, foi colocar os sapatos e viu o animal em cima da sapateira. Os bombeiros precisaram usar um gancho para retirar o animal. Apesar do susto, ninguém se feriu. A cobra também foi levada para o zoo de Sorocaba.

Estudantes protestam contra o nome da principal avenida de Votorantim

 Jornal Ipanema

Sergio Ratto / Ipanema Online

Cerca de 10 estudantes fizeram uma passeata em Votorantim, para reivindicar a mudança do nome da principal avenida da cidade, a avenida 31 de Março. A data remete ao golpe militar de 1964, que culminou na ditadura militar no país.
Os jovens discursaram com um megafone e exibiram cartazes e faixas durante o protesto. Eles chegaram a cobrir placas com o nome da via, substituindo-as com o nome "avenida dos Vanguardeiros", homenageando assim, aqueles que lutaram pelo desmembramento de Votorantim com Sorocaba, ocorrido em 1963. Após a passeata, os estudantes seguiram rumo à Câmara de Votorantim, para pedir aos vereadores a troca do nome da avenida.

Câmara proíbe rodeios em locais públicos

Jornal Cruzeiro do Sul

Numa sessão dominada por vários requerimentos, a Câmara de Votorantim aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei 086/2013 do vereador Pedro Nunes Filho (PDT), que proíbe a realização de rodeios, touradas e eventos similares em locais públicos do município.

Pedro disse que vai aguardar a sanção do projeto por parte do Executivo para depois apresentar uma emenda que estenderá a proibição de rodeios para todo o município, o que incluirá também os locais particulares. Este também é o desejo da plateia que acompanhou a votação de ontem e aplaudiu o resultado com palmas.

No seu discurso sobre o projeto, Pedro afirmou: "Votorantim tem que dar exemplo a outras cidades." A assessoria jurídica e a Comissão de Justiça da Casa recomendaram a aprovação do projeto. O parecer jurídico diz que ele é constitucional porque atende à legalidade.

Estavam presentes na plateia ativistas da Associação Amigos dos Animais de Votorantim, da entidade Vedas e da Associação Adote Sorocaba.O principal discurso dos defensores do projeto é de que o rodeio significa maus tratos aos animais como cavalos, bezerros, bois e novilhas. O vereador João Queiroz (PT) elogiou a "sensibilidade" de Pedro em relação aos animais.

Agora, o projeto vai para a sanção do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB). Na hipótese de o Executivo vetar, caberá aos vereadores acatarem ou derrubarem o veto. Em Votorantim, ao contrário do que ocorre em Sorocaba, projetos são votados uma única vez - em Sorocaba, são duas votações. (Carlos Araújo)

Grupo protesta pela mudança no nome da av. 31 de Março

Jornal Cruzeiro do Sul
Wilson Gonçalves Júnior
José Antonio Rosa


Ação foi pacífica e a sugestão é trocar por Av. dos Vanguardeiros 


Manifestantes colaram adesivos nas placas com sugestão de novo nome para a avenida 31 de Março - Aldo V. Silva













O nome 31 de Março foi encoberto em diversas placas existentes na principal avenida de Votorantim, em protesto realizado por um grupo de dez estudantes, na tarde de ontem - dia em que foi lembrado os 50 anos do golpe militar. O texto da lei que deu nome à avenida, em 1971, de autoria do ex-prefeito Luiz do Patrocino Fernandes, diz que toda placa indicativa deveria conter os seguintes dizeres: "Movimento Revolucionário de 1964". A manifestação de ontem foi pacífica, com acompanhamento da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) e os jovens gritaram palavras de ordem contra o golpe. "64 não é revolução. Não à ditadura e a ditadura não!"

O estudante Gabriel Soares, da União da Juventude Socialista (UJS), disse que o evento de serviu para conscientizar a população e também os comerciantes, com panfletagem, megafone e faixas. Foram feitas, segundo ele, intervenções visuais, com a colocação de adesivos com o nome de avenida dos Vanguardeiros no lugar do nome 31 de Março.

Soares declarou ainda que as ruas no Brasil recebem os nomes de pessoas ou datas como forma de homenagem e que a situação da avenida 31 de Março é totalmente diferente do que ocorre na Europa, por exemplo. Na Alemanha, os campos de concentração foram transformados em museus como forma de garantir que as memórias do holocausto não caiam no esquecimento. "Colocar a data do golpe militar numa rua, a gente acaba homenageando o golpe militar. Tem que lembrar, só que não homenageando."

O funcionário de uma loja da avenida 31 de Março, Luís Antônio Vieira, que recebeu panfleto dos estudantes, não concorda com a mudança do nome da avenida. Para ele, o votorantinense já se acostumou com o nome. "Desde que me conheço por gente tem esse nome e tem que manter a tradição."

O morador da avenida, que também recebeu o panfleto, Luís Antônio Alves, não só concorda com a homenagem, como também prefere o militarismo. "A gente não acredita em mais nada como esta política de hoje em dia. Naquela época a lei era mais sincera e por isso existia ordem."

O grupo seguiu depois até a Câmara de Votorantim para conversar com os vereadores, com a intenção de forçar um posicionamento dos parlamentares sobre a mudança do nome. Em matéria publicada ontem, no jornal Cruzeiro do Sul, comerciantes tradicionais de Votorantim se colocaram contrários à mudança do nome da avenida. Para eles, a alteração só traria problemas burocráticos em relação à documentação e também vai onerar os comerciantes.

Em Sorocaba

A passagem dos 50 anos do golpe militar foi lembrada em três eventos organizados ontem em Sorocaba. No Sindicato dos Metalúrgicos, resultado de parceria do projeto "Café e Educação", teve lugar "1964: 50 anos se passaram, mas suas marcas permanecem".
O encontro, mediado pela jornalista Fernanda Ikedo, reuniu o professor de História e torturado Miguel Trujillo e o militante e ferroviário Francisco Gomes. Ambos fizeram relatos de suas vivências e históricos, destacando a importância de que o tema seja discutido até como forma de evitar o risco de que práticas como as que marcaram o país entre os anos 60 e 80 se repitam.

No câmpus local da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), os alunos assistiram à palestra "O Golpe: Conjuntura e decorrências". A atividade fez parte do ciclo "50 anos do Golpe Militar 1964-2014". Na Faculdade de Direito, o Centro Acadêmico Rubino de Oliveira, realizou o evento "Anos de Chumbo: 50 anos de um Golpe".

Para hoje, estão programadas duas atividades, ambas organizados pelo Psol. Às 18h, na Pça. Alexandre Vannucchi Leme será prestada homenagem aos mortos, torturados e desaparecidos vítimas do regime militar. Será, também, destacada a participação dos que lutaram contra a ditadura, com as presenças da ex-deputada federal e pré-candidata do partido à vice-presidência, Luciana Genro, Raul Marcelo e Osvaldo Noce.

Motoqueiro morre no hospital, após sofrer acidente no Bairro Nova Votorantim

  http://tonisilvasorocaba.blogspot.com.br
 
Os policiais militares soldados Reiner e Torres, foram acionados para averiguar ocorrência de acidente de trânsito com vítima, na Avenida Pedro Augusto Rangel, Vila Nova Votorantim, em Votorantim, foi constatado que Márcio Oliveira Harris estava visivelmente embriagado, com olhos vermelhos, voz pastosa e forte odor etílico.
Márcio conduzia seu veículo Corsa na contramão de direção quando acabou batendo em uma motocicleta. Momento este que o condutor da motocicleta Maicon Willian Machado devido ao impacto foi arremessado para o outro lado da pista, sendo atropelado pelo veículo Ford/Fiesta. O motoqueiro e a passageira, Beatriz Giradelo foram socorridos ao Hospital Regional, em Sorocaba onde o condutor da motocicleta não resistiu e morreu, a passageira Beatriz permaneceu em observação médica. 
A equipe que atendeu a ocorrência deu voz de prisão a Márcio e o conduziu ao plantão policial, onde a autoridade policial tomou conhecimento dos fatos e elaborou flagrante de homicídio culposo por embriagues ao volante, e lesão corporal referente a vitima sobrevivente. Foi estipulado fiança no valor de R$ 36.200 mil (50 salários mínimos), mas não foi pago. Márcio ficou à disposição da Justiça. O caso aconteceu no domingo à noite (30/03).

Ouça a Rádio Votorantim