quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Votorantim transforma Parque do Matão em espaço cultural

Diário de Sorocaba

Parque do Matão agora interage como espaço cultural (Foto: Fernando Rezende)


Com diversos prêmios no campo profissional da dança, o Coletivo O12 é reconhecido no País como exemplo de gestão cultural e processos criativos inovadores por especialistas, críticos e produtores culturais da área. Agora, com o apoio da Prefeitura local e o patrocínio da Votorantim Cimentos, está transformando o antigo Parque Ecológico do Matão, desativado como Zoológico Municipal há vários anos, num novo espaço cultural para a cidade de Votorantim e, por conseguinte, para toda a região. Chamar-se-á, doravante, Parque da Autonomia.


Com uma área de 6,3 quilômetros quadrados, à rua Angelo Delapasi, no Parque Bela Vista, o Coletivo O12, coordenado pelos jovens Preta Ribeiro, Tati Almeida e Thiago Alixandre, há 7 anos já vinha se utilizando de dependências do antigo Parque Ecológico do Matão como sede. O antigo zoológico da cidade foi reaberto à comunidade no dia 5 de junho de 2013, depois de quase 8 anos desativado (de 2005 a 2013), e assim, agora, além das funções de parque ecológico, para visitação e contemplação de sua vegetação exuberante e animais livres, passa a ser utilizado também como espaço cultural.


O Coletivo O12 foi um dos principais responsáveis pelo revigoramento do aspecto cultural deste espaço. Trabalhou aliado aos governos de diferentes gestões, a fim de `resignificar' o espaço simbolicamente no mapa afetivo da cidade, como explicaram seus coordenadores ao receber a imprensa no local no final da tarde de segunda-feira (23), para oficializar o lançamento do projeto Parque da Autonomia. O prefeito Erinaldo Alves da Silva e outras autoridades e lideranças culturais locais e regionais tambem estiveram presentes.


O PROJETO DO PARQUE DA AUTONOMIA - Como explicaram os integrantes do Coletivo, o projeto Parque da Autonomia consiste na produção de diversas ações culturais para educação de artistas e plateias em arte contemporânea, através de cursos, mostras artísticas, saraus, canjas criativas, workshops, shows, etc., a partir deste 2015 com o patrocínio da Votorantim Cimentos. "O interesse e apoio da multinacional ao projeto transformará e fortalecerá radicalmente seu poder de alcance e atuação. Antes do patrocínio, a maioria de nossas ações tinha caráter sazonal e temporário, impossibilitando ações de continuidade. Agora, além dessas ações, o projeto ganha núcleos de educação continuada em diversas áreas artísticas e culturais, permitindo, assim, a continuidade das iniciativas. Deste modo, será possível conquistar também novos níveis de maturidade e consistência. Poucos projetos conseguem esta estrutura no País; somos uma exceção na nossa área. Somos muito privilegiados e este é um enorme motivo a comemorar", afirmou Thiago Alixandre, do Coletivo O12 e coordenador do projeto.
Para o gerente geral da Unidade Santa Helena da Votorantim Cimentos, localizada no Município, Carlos Alberto Ayres Magalhães, trata-se de um projeto importante para melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens de Votorantim. "Com certeza, a iniciativa estimulará quanto à necessidade de valorizar a cultura e aprender novas formas de expressão. A Votorantim Cimentos apoia projetos voltados para a causa da democratização cultural e busca contribuir com projetos que não apenas signifiquem uma realização cultural de qualidade, mas que possibilitem também o acesso da população às produções culturais", destacou ele.


Além dos impactos positivos nas áreas cultural, social, ambiental e educacional, entre outras, o projeto poderá ser considerado igualmente um importante polo para a economia da cultura local, pois contratará artistas profissionais da cidade e da região para ministrar os cursos e para a programação durante todo o ano.


NOVE NÚCLEOS CULTURAIS E 150 VAGAS - As novas ofertas culturais do projeto Parque da Autonomia abrirão, inicialmente, cerca de 150 vagas e trarão nove novos núcleos. Entre eles, serão dois dedicados ao estudo teórico e prático da Dança e um para outras áreas artístico-culturais, como violão, canto popular, canto coral, danças sociais, cinema e língua inglesa e francesa. Contará ainda com o núcleo P.E.I. (Plataforma de Estudos Indisciplinares), espécie de grupo de estudos regular para debates intelectuais e reflexão crítica, além de programação cultural mensal com difusão de espetáculos e performances artísticas.


Votorantim ganha, assim, uma espécie de reserva cultural, com cursos e programação gratuita a todos os públicos. Além do que 2015 se anuncia promissor para o Coletivo O12 em outros campos. O grupo comemora neste fevereiro 7 anos de existência, recebendo ainda mais um prêmio do Governo de São Paulo, com edital do Proac (programa de apoio à Cultura), que contemplou 10 grupos em todo o Estado, financiando a criação de mais uma obra coreográfica para seu repertório. Também agora o O12 acaba de se transformar num Ponto de Cultura, através do Ministério da Cultura. O financiamento deste programa dura três anos e deverá dar suporte ao Coletivo até o fim de 2017.


SERVIÇO - Para se inscrever e concorrer às vagas dos cursos programados para o Parque da Autonomia, os interessados deverão consultar os critérios de seleção pelo site www.coletivoo12.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim