sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Volume de água da Represa de Itupararanga e Rio Sorocaba é monitorado diariamente

Votorantim Energia apresentou todo o trabalho diário de operação e manutenção com o propósito de oferecer segurança à população abaixo da barragem

 

Representantes da Defesa Civil de Sorocaba, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participaram na tarde desta quinta-feira (14), de um encontro de relacionamento com representantes da Votorantim Energia, responsável pela Represa de Itupararanga. Na oportunidade foi apresentado todo o sistema de operação da Usina Hidrelétrica de Itupararanga e monitoramento do reservatório.

O encontro foi coordenado pelo gerente de operação e manutenção da empresa, Neymard Silva, que destacou a importância das operações desenvolvidas e o quanto é valorizada a segurança hídrica de Sorocaba. "Nosso objetivo é fazer com que todos conheçam as operações da Votorantim Energia e entendam como elas se dão e como se relacionam com a comunidade", disse.

Durante a apresentação, Silva reforçou o objetivo da reunião enquanto momento ideal para o esclarecimentos de dúvidas em relação a barragem e ao reservatório. "É importante saber como operamos a barragem e o reservatório e sobre as providências que a Votorantim vem tomando para garantir a segurança das pessoas que estão abaixo da barragem", completou.

A barragem de Itupararanga entrou em operação no ano de 1914. Com 415 metros de extensão, foi construída em concreto sobre a rocha e tem 16 vertedouros. Ela é responsável pelo fornecimento de água para 85% da cidade de Sorocaba. O reservatório tem a capacidade para 302 bilhões de litros de água e é monitorado 24 horas por dia dentro de um plano de amortecimento de cheias, que contempla, ainda, o balanço hídrico do reservatório, o acompanhamento meteorológico e volume de espera.

Para auxiliar no monitoramento diário do volume, a empresa instalou uma estação para acompanhar o volume diário do Rio Sorocaba. O equipamento é que monitorado diariamente está instalado no trecho que compreende a Praça Lions.

"Estamos muito tranquilos em relação à segurança da barragem e queremos passar essa tranquilidade a toda população", disse Neymard. Ele destacou ainda que o trabalho diário com os procedimentos e plano de ação com regras de manutenção bem estabelecidas.

O coordenador geral da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto Montgomery Soares, destacou que as obras de alteamento da avenida Dom Aguirre contribuíram para minimizar na questão de alagamento, além de oferecer mais vazão ao leito do rio.

Após o encontro, Montgomery disse que a Defesa Civil se tranquiliza de ver a seriedade com a qual são conduzidos os trabalhos operacionais na represa. "É importante entender os riscos para a população. E, neste caso, são praticamente zero", assegurou. O coordenador explicou que todo volume de água recebido no Rio Sorocaba é minimizado, "em perfeita sintonia com as nossas previsões e medições", completou.

O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Rodrigo Antônio Maldonado Silveira, destacou que a relação com a equipe da Votorantim Energia é permanente. "Eles monitoram o reservatório constantemente e a vazão do Rio Sorocaba é monitorada pela equipe da Votorantim Energia, para que Sorocaba não sofra nesses momentos de alto índice de chuvas pelos quais estamos passando nos últimos dias", disse.

Maldonado lembrou que Itupararanga é um reservatório muito estratégico de vazão e controle dos volumes de cheia na cidade e essa interação é muito importante para tirar qualquer dúvida na operação. Segundo disse, novos medidores serão instalados ao longo do Rio Sorocaba de modo a integrar ainda mais informações tanto do Saae, quanto da Defesa Civil, e com isso atribuir mais eficiência nos trabalhos de vazão da água para evitar transtornos.

 

Assessoria de imprensa Prefeitura de Sorocaba
Jornalista: André Reis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim