quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Estudantes fazem protesto contra a PEC 241 em Votorantim

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Motoristas enfrentaram lentidão e desvios no centro da cidade.
Cerca de 70 alunos participaram do ato, segundo a GCM.

Estudantes fazem protesto e interditam avenida em Votorantim (Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim)

Estudantes interditaram a Avenida 31 de Março na manhã desta quinta-feira (27) durante um protesto no centro de Votorantim (SP). A manifestação é contra as reformas propostas pelo governo federal para a área de educação e gastos públicos.

Os estudantes se reuniram na Praça Zeca Padeiro durante a manhã e seguiram em passeata pela avenida com faixas e cartazes. O grupo foi até o cruzamento com a Rua João Valter e retornaram pela 31 de Março até a praça.

Motoristas enfrentaram dificuldades para circular no local, já que o tráfego precisou ser desviado. A estimativa da Guarda Civil Municipal e dos estudantes é de que cerca de 70 pessoas tenham participado do protesto.

Na quarta-feira (26), alunos e professores de pelo menos oito escolas estaduais também fizeram um protesto contra a medidas propostas para o ensino médio no centro de Sorocaba (SP). A organização estimou a participação de 150 estudantes no ato. Já para a Polícia Militar foram cerca de 60 manifestantes no protesto, que foi pacífico.

Propostas
As duas propostas do governo federal vêm causando polêmica entre os estudantes. A primeira delas é uma medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio, prevendo mudanças que afetam o conteúdo e formato das aulas, além da elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta ainda deve ser aprovada pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito.

Já a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 é uma das principais medidas do governo de Michel Temer e prevê que, nos próximos 20 anos, os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. Tida como prioridade pelo governo para reequilibrar as contas públicas, a PEC foi aprovada na madrugada desta quarta pela Câmara em segundo turno, por 359 votos a 116 (e 2 abstenções) e, agora, passará a ser analisada pelo Senado.



Estudantes protestam contra PEC 241 e reforma na educação (Foto: Jorge Silva/Gazeta de Votorantim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim