sábado, 11 de março de 2017

Projeto da Facens alia aprendizado e solidariedade

Jornal Cruzeiro do Sul



Projeto que alia aprendizado prático e solidariedade, o "Engenhando para o Bem", que reúne alunos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), tem ampliado o seu leque de parcerias. A mais recente delas atende à demanda da Associação dos Deficientes de Votorantim (ADV), onde são assistidas cerca de 40 pessoas.

A frente conta ainda com a participação do Smart Campus e do Fab Lab, ambos setores da faculdade que cuidaram de operacionalizar o empreendimento. A partir de contatos mantidos, os estudantes criaram três equipamentos que auxiliarão no tratamento de pessoas com deficiência.

Este é o caso do menino Renan, de 7 anos. Ele que apresenta dificuldades motoras tem evoluído desde que as máquinas passaram a funcionar dentro da entidade. A terapeuta ocupacional Rebeca Franz de Andrade conta que o garoto, assim como outros pacientes, desenvolve o raciocínio ao mesmo tempo em que controla melhor os movimentos das mãos.

O primeiro equipamento doado à entidade é formado por três tábuas com peças para encaixe e serve para estimular o raciocínio lógico de números, figuras e formas geométricas. O outro consiste numa bancada de luzes que incentiva a habilidade motora e estimula o paciente visualmente por meio de lâmpadas de várias cores.

Para desenvolver a coordenação motora e melhorar o movimento dos dedos dos pacientes, foi criada uma tábua com roscas e porcas em formato de animais. "Houve um engajamento muito grande dos alunos e sem isso o projeto não aconteceria. O mais gratificante foi poder mostrar para cada um como a engenharia, quando aplicada com seriedade e responsabilidade, pode transformar vidas", ressalta Graziela Amanda Martins dos Santos, líder do programa.

Ela acrescenta que os dispositivos foram pensados de acordo com as necessidades previamente expostas pela instituição. Dessa forma, os aparelhos passaram por adaptações que os deixaram mais lúdicos e com níveis de dificuldades diferentes para atender aos vários estágios de deficiências.

"Foi um trabalho muito forte de equipe: o time do Smart Campus ficou encarregado do auxílio no gerenciamento e compra dos materiais, os integrantes do Engenhando foram responsáveis pela mobilização dos voluntários para a execução e gestão do projeto e o pessoal do Fab Lab ajudou a dar forma às ideias e transformou tudo em realidade", destacou.

Edson Yamamoto, um dos integrantes da equipe, afirmou ter ficado satisfeito com a oportunidade de produzir um engenho que ajudará os assistidos. "É gratificante ver as crianças, e também os adultos, envolvidos com aquilo que fizemos. Esperamos que o trabalho reverta em mais benefícios a todos".

O "Engenhando para o Bem" é um núcleo da Facens que visa ao desenvolvimento de iniciativas sociais na área de engenharia para proporcionar melhoria na qualidade de vida da sociedade. A proposta tem como premissa o engajamento de alunos e do corpo docente da faculdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim