A coluna "Gentileza gera gentileza" do Jornal Cruzeiro do Sul desta sexta-feira 29-01-10 publicou um relato de moradora de Votorantim.
Estela Casagrande
Recebi um e-mail da jornalista Luciana Lopez contando uma experiência de gentileza que viveu durante o FestCine Pantanal em Campo Grande, onde ela e Mônica Marsal levaram o documentário Povo Marcado realizado na Cadeia de Votorantim (fantástico, diga-se de passagem).
Luciana conta da organização do evento, desde a inscrição até a resolução de dúvidas a respeito do Festival, com direito a uma recepção cuidadosa. Até aí tudo bem, é o mínimo que profissionais devem fazer. Mas Luciana conta mais: "Durante a nossa permanência na cidade, percebemos o esforço de toda a equipe em nos proporcionar o máximo de conforto e liberdade em relação a nossa programação. Eles se adaptaram à nossa agenda. Em revezamento, nos acompanhavam nos compromissos e nos intervalos nos levavam em pontos turísticos da cidade, bem como em locais mais afastados, como uma Aldeia Urbana, uma vila indígena na cidade. Nada disso estava na programação oficial, mas a vontade deles em nos proporcionar saciedade em relação às nossas curiosidades era tal, que eles não mediam esforços e tempo.
Percorremos vários locais. Fomos também ao camelódromo e ao Mercado Municipal e nesses lugares notamos que aquela gentileza do pessoal do Festival, se estendia a outras pessoas de lá. São detalhes que nos deixavam surpresas, afinal a simpatia e a boa-educação estavam sempre unidas. Em uma loja, a irmã da vendedora se prontificou a procurar em outras, concorrentes, o produto que procurávamos exatamente do nosso gosto. Em uma papelaria, uma cliente me ofereceu ajuda na organização e recortes de alguns panfletos do nosso filme. Além dessas, outras atitudes extrapolaram os níveis de gentileza aos quais estamos acostumadas, sempre nos surpreendendo.
Fizemos uma programação à parte do Festival para conhecer um pouco do Pantanal. Nosso roteiro foi construído graças às ótimas dicas dos nossos novos amigos de Campo Grande. Preocuparam-se em nos fornecer mapas, nos levar para a agência de locação de veículos e nos guiar, com outro carro até a estrada, para não corrermos o risco de errar o caminho."
Para deixar a experiência mais inesquecível Luciana avisa que o documentário foi incluído numa mostra itinerante que será levada em projetos sociais para outras cidades do estado e também da Bolívia, graças a coordenadora do FestCine Pantanal.
É por essas e outras que ela termina, "mais uma vez percebemos que por lá não há medidas e nem é esforço ser atencioso e gentil."
E ficamos com uma pergunta ao reler o episódio contado por Luciana. Considerada ou não turística (depende de onde você me lê) como minha cidade está tratando a pessoa que vem de fora? As lembrança serão boas?
Vendedora do Mercado Municipal oferece
o doce "cachorrada" para a Mônica provar
Foto: Luciana Lopez
Casa da Aldeia Urbana: visita que não estava no roteiro
Foto: Luciana Lopez
"Povo Marcado" foi bem recebido em Campo Grande
Foto: Luciana Lopez
Vista aérea da cidade gentil
Foto: Luciana Lopez

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.