domingo, 7 de fevereiro de 2010

Cidade entra em alerta contra a dengue

Maíra Fernandes - Redação Cruzeiro do Sul


Notícia publicada na edição de 07/02/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
 
Equipe da Zoonoses leva orientação aos moradores
do bairro Itapeva. A informação é importante no sucesso da ação
Foto: Bruno Cecim



Votorantim está em estado de alerta para evitar uma epidemia de dengue. Com o índice de densidade larvária acima do limite - o normal é 1% e a cidade está com 8% - equipes do setor de Zoonoses intensificam as ações nos bairros, na tentativa de evitar a propagação das larvas que, em um período de quatro dias, tornam-se mosquitos. Segundo o chefe da seção de Zoonoses do município, Edson de Almeida, as chances dessas larvas serem do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue - é de 50%. “Com isso, entramos em estado de alerta”, afirmou.
O novo resultado do índice larvário na cidade foi levantado em janeiro; anteriormente, o resultado obtido em outubro de 2009 apontava um percentual de 3% no índice larvário. Esse aumento, pontuou o chefe do setor, é devido às chuvas do mês passado.
“É na cidade inteira”, falou Almeida quando questionado sobre quais eram os bairros mais problemáticos. “A equipe do setor realizou coleta de amostras de larvas na cidade inteira”, explicou ele contando que, a partir desse levantamento além da referência larvária constataram que o principal problema em Votorantim para acabar com as larvas são os pratos para plantas que ainda são utilizados de forma errada. Almeida reforçou que estão pedindo às pessoas para que tomem mais cuidado, utilizem areia nos recipientes e façam furos para que a água não fique parada. “Também encontramos muito lixo nos diversos bairros percorridos”, argumentou.
Ações
De manhã até a tarde de ontem, cerca de 10 funcionários do setor de Zoonoses do município estiveram conversando com os moradores, expondo painéis, distribuindo folhetos e esclarecendo à comunidade do bairro Itapeva sobre medidas de prevenção ao mosquito da dengue. A escolha dos bairros está ocorrendo de maneira aleatória e, para Almeida, em todos os bairros a densidade larvária deve estar alta. Pela proximidade e também pela chuva acima da média que atingiu Sorocaba no último mês, Almeida acredita que a situação na cidade vizinha não deve estar diferente.
Em Sorocaba
Na tarde de ontem, um show com a dupla sertaneja Rodrigo Freitas e Xavier, no Parque Municipal “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga, dentro da Campanha “Xô Preguiça Dengue Não!‘, desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, levou orientação aos munícipes.
Em Sorocaba, cujo o índice larvário atual não foi divulgado, o trabalho no combate à dengue é continuo, como explicou a Secretaria da Saúde. “Mais de vinte ações permanentes são realizadas o ano todo e reforçadas no período mais crítico, que são os meses mais quentes e chuvosos”, explicou o secretário da Saúde, Milton Palma.
Chamamento estadual
Sorocaba e Votorantim não estão isoladas; essa “blindagem” contra dengue faz parte de um chamamento do Governo do Estado, preocupados com as questões climáticas nessa época de calor e chuva, propícia à proliferação. Além do fator climático, o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, chamou a atenção também para a questão do “relaxamento” da população quanto às medidas preventivas, pois desde 2007 o número de infectados sofreu uma queda considerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim