Matheus Casagrande
Folha de Votorantim
Com a presença confirmada do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Rocha Santos Padilha, será inaugurada amanhã, às 10 horas, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Guimarães, construída em uma área de 20 mil metros quadrados às margens da rodovia Raposo Tavares. A solenidade, que a princípio estava agendada para iniciar às 11 horas, sofreu alteração no horário devido a compromissos de agenda de Alexandre Padilha.
A obra absorveu recursos de R$ 16 milhões - R$ 14,4 milhões do "Programa Saneamento Para Todos" do Ministério das Cidades e contrapartida do município de R$ 1,6 milhão.
A nova estação terá a capacidade de atender a uma população de 78 mil habitantes, mais do que o necessário para o tratamento de 100% do esgoto doméstico despejado nas águas do rio Sorocaba. Para atingir esta meta, o prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT) anuncia também o início de mais duas obras de interligação junto à nova estação, referente à região da Vila Nova Votorantim e Fornazari.
Atualmente, o município gera cerca de 148 litros de esgoto por segundo. As ETEs Novo Mundo e Lagoas Votocel, e as fossas-filtro do Green Valley, Promorar, São Lucas, Altos de Votorantim e Altos de Fortaleza tratam 62% desses efluentes, restando para a ETE dos Guimarães o tratamento dos outros 56,62 l/s, que corresponde a 38% de todo esgoto coletado em Votorantim. A nova estação tem capacidade máxima para tratar até 120 l/s.
A inauguração da ETE dos Guimarães acontece quase três anos depois de iniciadas as obras. A pedra fundamental foi lançada no dia 27 de abril de 2007. A estação irá receber o esgoto, em volume aproximado de 360 metros cúbicos/hora em pico de vazão, de interceptores implantados nas duas margens do rio Sorocaba. Os emissários que antes despejavam, em pontos abaixo da ponte Benito Sevilha, os dejetos de mais de 60 mil habitantes, foram ligados a interceptores.
A estação é composta ainda por tanques de areia com removedor mecanizado de lodo, tanques de aeração e decantação, tanques de contato de cloro, adensador de lodo por gravidade e centrífugas tipo "decanter centrífugo", além de um laboratório de análises químicas completo para uso exclusivo da ETE.
Metas
Conforme o Plano de Governo do prefeito, a meta é aprimorar o saneamento básico e garantir a integralidade da política de saneamento, articulando ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com as das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Serviços Públicos, Saúde e Educação, com isso integrando as ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação de resíduos sólidos, drenagem urbana, controle de vetores e educação ambiental.
"Estamos fazendo a nossa lição que é tratar a água que vai para o rio Sorocaba e com isso oferecer mais qualidade de vida a nossa população", disse Pivetta, que destaca ainda que a próxima meta do governo municipal é o lançamento do Parque Beira Rio, dotado com pista de caminhada e ciclovia, e posteriormente o Parque da Cachoeira da Chave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.