Fundação Educar DPaschoal apresenta
novidades no Prêmio Trote da Cidadania 2010
A partir de agora as inscrições serão online, a premiação dividida
por categorias e foi criado um espaço destinado aos projetos das escolas técnicas
O Prêmio Trote da Cidadania, projeto da Fundação Educar DPaschoal, começa 2010 com várias novidades. A primeira delas é o novo portal (www.trotedacidadania.org.br), onde os interessados terão acesso a todas as informações para montar um projeto solidário, um banco de ideias para inspirar os participantes, além de ter o passo a passo de como se inscrever. A partir deste ano, todo processo de inscrição e elaboração do projeto será feito online e com o auxílio de um consultor, da própria Fundação Educar DPaschoal, que fornecerá dicas e sugestões para os veteranos montarem um trote cidadão.
Outra mudança é que o Prêmio deixou de escolher somente três projetos como vencedores para contemplar nove categorias distintas. São elas: Inovação, Sustentabilidade, Envolvimento da Comunidade Acadêmica, Melhor Vídeo, Melhor Foto, Melhor Peça Publicitária, Melhor Matéria Jornalística de Trote, Categoria Surpresa e também uma categoria exclusiva para as Escolas Técnicas do Ensino Médio.
Para o evento de premiação, que ocorrerá no meio do ano, será realizado um grande Fórum de empreendedorismo social, que contará com grandes palestrantes do segmento, para debater com as universidades e colégios técnicos de todo Brasil.
"Ao se envolver com o trote cidadão, o universitário tem a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e se familiarizar com ferramentas de gestão de projetos, fatores que não só contribuirão para o futuro profissional como também para o exercício da cidadania. Assim, aumentam as chances de formarmos futuros profissionais mais conscientes", afirma a coordenadora do Prêmio Trote da Cidadania, da Fundação Educar DPaschoal, Marina Carvalho.
Para as universidades, o Trote da Cidadania surge como uma alternativa que visa integrar os universitários e a comunidade, o que permite que o aprendizado do ambiente acadêmico extrapole os muros da universidade.
Sobre o Trote da Cidadania
A DPaschoal, por meio da Fundação Educar DPaschoal, com o objetivo de estimular universitários de todo o país no desenvolvimento de atividades sociais no início das aulas, oferece, desde 1999, metodologia para planejamento e prática de ações de voluntariado universitário. Hoje, centenas de universidades brasileiras desenvolvem o Trote da Cidadania em sua comunidade e os melhores trabalhos são premiados.
Sobre a Fundação Educar Dpaschoal
A Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de estímulo à leitura e de educação, tendo sempre como objetivo promover a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Atualmente, são três os projetos desenvolvidos pela Fundação.
Por meio do projeto Leia Comigo!, utiliza recursos próprios e de outras empresas através da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianças e adolescentes. Mais de 31 milhões de exemplares já foram doados em todo o Brasil.
Com a Academia Educar, promove a formação de núcleos de Protagonismo Juvenil em escolas públicas e cria oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade.
O Trote da Cidadania incentiva universitários de todo o Brasil a promover ações cidadãs e premia as melhores iniciativas, com o objetivo de despertá-los para o empreendedorismo e a substituir o trote humilhante ou violento.
Ao desenvolver esses projetos, junto de valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, contribuir com a sociedade em sua caminhada pela educação e pela cidadania.
Kátia Camargo/Angela Gusikuda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.