terça-feira, 2 de março de 2010

Caminhão desgovernado invade contramão e capota na Reverendo

Matheus Casagrande
Folha de Votorantim

Um caminhão carregado com botijões de gás invadiu a contramão e capotou na avenida Reverendo José Manoel da Conceição no final da tarde de ontem. Até a noite do acidente duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas.

Policiais militares que atenderam a ocorrência se recusaram a fornecer os nomes das vítimas à imprensa. Os dados só seriam fornecidos pela Polícia Civil, quando o boletim de ocorrência fosse elaborado, o que não aconteceu até o fechamento desta edição. Alguns nomes citados neste texto foram colhidos junto a outras testemunhas.

O acidente foi por volta das 17 horas. O veículo, com placas da cidade de Pilar do Sul, descia a avenida Luiz do Patrocino Fernandes. Até a noite de ontem, ainda não se sabia o motivo de o caminhão ter se desgovernado. Ao atravessar o canteiro central da avenida, o veículo perdeu o equilíbrio e capotou, invadindo a calçada, em frente a um bar, ao lado do prédio da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas). Chegou ainda a atingir um poste de energia elétrica, que ficou pendido para um dos lados. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado por policiais civis da Delegacia Central, situada a poucos metros do local do acidente, que puderam ouvir o barulho.

Dentro da cabine havia quatro pessoas: o motorista, qualificado apenas como Samuel, sua esposa Tatiana (morreu na hora), o filho do casal, Kauã, e o ajudante, Lucas Francisco de Oliveira. Segundo o capitão Miguel Angelo Campos, do 15º Grupamento de Bombeiros, Kauã devia ter entre dois e quatro anos.

Na calçada, havia cerca de dez pessoas. Duas foram atingidas. As outras conseguiram fugir, correndo para avenida ou para dentro do bar. Com exceção de Tatiana, que ficou presa nas ferragens, todas as vítimas foram levadas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional. Aline Cristina Ribeiro dos Santos, 16, encontrada já em estado grave pelos oficiais, não resistiu aos ferimentos. Segundo testemunhas, ela foi atingida por um botijão de gás, que a empurrou para dentro do bar. Outro sujeito identificado apenas como Elias, que estava no bar, teve uma das pernas dilacerada.

O evento atraiu centenas de pessoas ao local. A PM isolou o local. Mais de uma hora depois do acidente, o Corpo de Bombeiros ainda não havia descartado o risco, embora remoto, de explosão no local. “O botijão de gás tem uma estrutura sólida justamente para resistir a impactos. Nossa sorte é que nenhum lacre se rompeu”, explica capitão Miguel.

Os bombeiros tiveram que esperar os trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil para iniciar os trabalhos de remoção da vítima restante. Durante este período, parentes da vítima apareceram no local e imediatamente entraram em estado de choque.

A perícia chegou ao local às 18h20 e trabalhou rapidamente. Em seguida, os bombeiros começaram a retirar cada um dos botijões de gás, o que levou mais de meia hora. O corpo de Tatiana foi retirado em seguida e levado pelo carro da funerária.

O fornecimento de energia elétrica foi interrompido nas proximidades. Já havia escurecido quando o caminhão do guincho iniciou a remoção do veículo. Até o fechamento desta edição, os trabalhos ainda não haviam sido encerrados. Também não havia mais informações sobre o estado das outras vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim