segunda-feira, 22 de março de 2010

Votorantim realiza amanhã exposição sobre a represa

Notícia publicada na edição de 22/03/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A

A programação da Semana da Água em Votorantim prossegue hoje a partir das 9h com a Feira Ambiental Águas de Março. O evento deve contar com a participação de universidades, entidades ambientalistas e outras entidades representativas e acontece em frente à Prefeitura, na avenida 31 de março. Amanhã será realizada a exposição Represa de Itupararanga 1911-1914, com fotos da construção da barragem de Itupararanga e outra exibição do documentário Descendo o Rio Sorocaba, das 9h às 16h, no Centro de Educação Ambiental (CEA), praça Zeca Padeiro, s/nº.
O documentário foi exibido ontem pela primeira vez e, de acordo com o secretário do Meio Ambiente de Votorantim, Elzo Savella, o objetivo é retratar o atual estado do rio para que, além de servir como instrumento de melhorias, sirva no futuro de referência para as próximas gerações. Nunca foi feito algo semelhante, um diagnóstico de todo o rio. Agora temos uma situação para melhorar e referência para o futuro, falou ele, O secretário explicou que o documentário foi feito pela secretaria ao longo de 2009, em sete etapas gravadas em vídeo. Nesse período, 253 quilômetros foram percorridos, desde o início do rio, em Ibiúna, até seu final, no rio Tietê, em Laranjal Paulista. Nesse percurso percebemos que estamos indo bem. O rio está sendo recuperado como um todo, apesar de alguns dos 19 municípios por onde ele passa não fazerem sua parte. Porém, o que percebemos é que quando ele chega no rio Tietê, parece que todo o trabalho foi em vão. É poluição pura, falou Savella.
Segundo o secretário, há no percurso exemplos de preservação da mata ciliar e de tratamento de esgoto. Notamos vontade em conservá-lo, disse.


Parque linear

O documentário que tem 1h30 de duração também serviu para aprimoramento do projeto do parque linear que a administração votorantinense pretende executar às margens do rio. Estamos em fase de finalização do projeto. Será um parque às margens do rio desde o Terminal de Ônibus São João até a ponte do rio na rodovia Raposo Tavares, 3,5 quilômetros de extensão, adiantou ele. O custo do projeto ainda não está definido.

 
A Semana da Água prossegue até o dia 27, próximo sábado, quando será encerrada com navegação pelo rio Sorocaba. A saída será às 9h, da Cachoeira da Chave, com destino ao Parque das Águas, em Sorocaba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim