quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estrada dos Morros vira local para despejo irregular de lixo

Até livros novos estão no meio do entulho

Carla de Campos
Agência BOM DIA

Lixo toma conta da via e prefeitura admite que coibir a irregularidade é difícil
Foto: Jornal Bom Dia

Para o técnico em eletrônica Nilton Valério, 47 anos, é comum utilizar a Estrada dos Morros, que dá acesso a Votorantim para quem sai de Sorocaba pela rodovia Raposo Tavares. Por isso não é surpresa sua indignação com o estado de conservação do local: o lixo entope boa parte da estradinha de terra.
Nesta terça, no meio do entulho de construção, pneus, roupas e móveis velhos, livros e cadernos escolares lhe chamaram a atenção.

Nilton não teve dúvidas: parou o veículo e recolheu três livros. “Tinha muita coisa. Alguns visivelmente sem uso”, afirma. “Você vê que são livros usados em escola.”
Vegetariano, o técnico em eletrônica conseguiu até recolher um exemplar com dica importante sobre o assunto. O outro é sobre matemática de ensino fundamental.
Alguns exemplares didáticos tratam de matemática, meio ambiente e ensino de inglês. A origem é incerta, mas aponta para uma possível, e particular, limpeza de armário.
Além do descarte irregular em local inadequado, Nilton lembra que os livros foram pagos com dinheiro público. “Em vários deles está marcado MEC [Ministério da Educação] e FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]”, conta. “Então, deve ter vindo do governo”, acrescenta. “Será que esse material não poderia ser reaproveitado?”, questiona o pai de cinco filhos, de 10, 14, 16, 18 e 19 anos, todos estudantes.
Em uma rápida busca no local, a Secretaria de Serviços Públicos de Votorantim encontrou correspondências que apontam a possível origem do material descartado.

A equipe de fiscalização deve apurar os endereços para notificações. Uma operação limpeza está prevista para os próximo dias.

Na estrada, placas alertam para a proibição de lixo, mas de nada adianta já que a fiscalização não consegue flagrar os despejos, muitos de madrugada.
O aterro de inertes é o fim adequado mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Denuncie o despejo irregular
Telefone: (15) 3353-8665


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim