Até livros novos estão no meio do entulho
Carla de Campos
Agência BOM DIA
Agência BOM DIA
Lixo toma conta da via e prefeitura admite que coibir a irregularidade é difícil
Foto: Jornal Bom Dia
Para o técnico em eletrônica Nilton Valério, 47 anos, é comum utilizar a Estrada dos Morros, que dá acesso a Votorantim para quem sai de Sorocaba pela rodovia Raposo Tavares. Por isso não é surpresa sua indignação com o estado de conservação do local: o lixo entope boa parte da estradinha de terra.
Nesta terça, no meio do entulho de construção, pneus, roupas e móveis velhos, livros e cadernos escolares lhe chamaram a atenção.
Nilton não teve dúvidas: parou o veículo e recolheu três livros. “Tinha muita coisa. Alguns visivelmente sem uso”, afirma. “Você vê que são livros usados em escola.”
Vegetariano, o técnico em eletrônica conseguiu até recolher um exemplar com dica importante sobre o assunto. O outro é sobre matemática de ensino fundamental.
Alguns exemplares didáticos tratam de matemática, meio ambiente e ensino de inglês. A origem é incerta, mas aponta para uma possível, e particular, limpeza de armário.
Além do descarte irregular em local inadequado, Nilton lembra que os livros foram pagos com dinheiro público. “Em vários deles está marcado MEC [Ministério da Educação] e FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]”, conta. “Então, deve ter vindo do governo”, acrescenta. “Será que esse material não poderia ser reaproveitado?”, questiona o pai de cinco filhos, de 10, 14, 16, 18 e 19 anos, todos estudantes.
Em uma rápida busca no local, a Secretaria de Serviços Públicos de Votorantim encontrou correspondências que apontam a possível origem do material descartado.
A equipe de fiscalização deve apurar os endereços para notificações. Uma operação limpeza está prevista para os próximo dias.
Na estrada, placas alertam para a proibição de lixo, mas de nada adianta já que a fiscalização não consegue flagrar os despejos, muitos de madrugada.
O aterro de inertes é o fim adequado mediante autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Denuncie o despejo irregular
Telefone: (15) 3353-8665
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.