quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto começa no 2º semestre com verba 'apertada'

José Antônio Rosa


Notícia publicada na edição de 28/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B
 
Reunião da última quinta-feira na Secretaria da Cultura de Sorocaba
Créditos: Prefeitura / Divulgação


Seis meses depois de criada, a frente formada por nove municípios da região de Sorocaba para tocar o projeto Cultura Sem Limites, esboça suas primeiras ações. A parceria anunciada em novembro de 2009, tem como objetivo otimizar ações culturais a partir do fortalecimento regional. Fazem parte do grupo, além de Sorocaba, Itu, Alumínio, Votorantim, Salto, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Itapetininga, e Piedade. Durante reunião mantida quinta-feira na Secretaria da Cultura local, ficou acertado que cada um dos participantes deverá, agora, encaminhar às respectivas Câmaras, para aprovação, projeto de lei que autoriza a celebração de convênio para promoção de intercâmbios artísticos.

O problema é que, apesar do alcance esperado, o Cultura Sem Limites deverá trabalhar com uma dotação orçamentária apertada. Conforme o secretário da Cultura de Sorocaba, Anderson Santos, o projeto deverá movimentar recursos da ordem de R$ 180 mil (considerada a adesão de todas), ou seja, cada cidade participa com R$ 20 mil.
A verba será utilizada para pagamento dos cachês dos artistas, despesas com viagens, montagem de estrutura e divulgação. Anderson admite que a receita não é exatamente a ideal, mas acredita que, a médio prazo, o quadro possa melhorar. Estamos construindo algo para o futuro. Logo, vamos aprimorar e melhorar o que for preciso.
Na prática, explica Anderson Santos, serão realizadas apresentações e outras atividades artísticas nas cidades envolvidas. O empreendimento trabalha todas as expressões: música, artes plásticas, literatura, teatro, dança, audiovisual, etc. Assim, cada município recepcionará uma expressão ou atração vinda de outro.

 
A expectativa é de que a agenda do Cultura Sem Limites comece no segundo semestre. As datas e atrações, no entanto, ainda não foram definidas. Até pela limitação de tempo, Anderson Santos acredita que o projeto deslanche mesmo a partir do ano que vem.

 
Vizinhos afinados

 
Antes promovido em parceria com Votorantim, o Vizinhos Afinados passa, também, a fazer parte da proposta. Vamos ampliar a vizinhança. Trabalhávamos com uma cidade; agora, outros parceiros irão somar conosco, comentou o secretário.

 
Nesta primeira etapa foram resolvidas as pendências de ordem burocrática. Anderson Santos explicou que era necessário alinhavar a iniciativa do ponto de vista legal e obter autorização para colocá-la em prática.
Ele destaca, ainda, que a possibilidade de divulgar e conhecer o trabalho feito no segmento em nível regional acrescenta muito. Vamos mostrar o nosso potencial e, ao mesmo tempo, abrir caminho para a produção daqueles que participam desse consórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim