quarta-feira, 7 de abril de 2010

Projeto Ler é Prazer agora também em Votorantim

Notícia publicada na edição de 07/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A -



O prefeito Carlos Augusto Pivetta
em reunião com os representantes do jornal
Foto: Aldo V. Silva

O projeto Ler é Prazer conta com mais um parceiro nessa iniciativa socioeducacional desenvolvida pelo jornal Cruzeiro do Sul desde 12 de março de 2007. O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), esteve na sede do jornal, na manhã de ontem, para assinar o convênio do projeto que já faz história com a Prefeitura de Sorocaba, e, a partir do próximo domingo, cerca de 7 mil crianças do ensino fundamental de 1ª a 5ª séries da rede municipal de Votorantim terão acesso ao suplemento infantil Cruzeirinho, encartado todos os domingos no Cruzeiro do Sul. Em Sorocaba, o projeto atende a mais de 45 mil crianças e tem-se revelado um sucesso entre os educadores na cidade.

Para nós, essa parceria é importantíssima, tanto no aspecto educacional como, também, no social, levando-se em consideração que o Cruzeiro do Sul e a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal, são instituições sérias e comprometidas com as causas sociais, afirmou Pivetta logo após a assinatura do convênio. Estiveram presentes ao ato a primeira-dama Suzana Martelini Pivetta e a secretária municipal da Educação, Elizete Faloci Scarpanti de Jesus. Pela diretoria executiva da FUA, assinaram o convênio o presidente Laelso Rodrigues e o conselheiro editorial Luiz Antônio Zamuner.
A secretária informou que nesta semana se reunirá com diretores, coordenadores e professores da rede para traçarem um plano de ação para que o projeto Ler é Prazer seja aproveitado ao máximo, de modo que os resultados sejam positivos no estímulo à leitura. Os leitores do Cruzeirinho serão os leitores do Cruzeiro do Sul amanhã, declarou a primeira-dama e presidente do Comas. Laelso disse que é uma honra ter a cidade de Votorantim envolvida também com o projeto: No Lar Escola Monteiro Lobato temos muitas crianças de Votorantim e lá já fazemos um trabalho pedagógico com elas utilizando o Cruzeirinho e o jornal nos estudos.

Nesta semana, portanto, serão rodados 92 mil exemplares do Cruzeirinho, sendo 7 mil para Votorantim, 50 mil para Sorocaba e os demais que vão para os assinantes e leitores que compram o jornal nas bancas. É uma satisfação muito boa termos duas cidades importantes nesse projeto, comentou Laelso.

Jornal em sala de aula não significa apenas aumentar a quantidade de informação para alunos, pontua Eugênio Araújo, editor-chefe do Cruzeiro do Sul e integrante do Núcleo Editorial da Associação Paulista de Jornais (APJ), que reúne os 14 principais veículos do interior de São Paulo, entre os quais o Cruzeiro. Para ele, em periódicos importantes e de credibilidade como o Cruzeiro, as reportagens e artigos servem de ferramenta pedagógica e auxiliam a formação de um cidadão consciente: Ou seja, mais crítico e preocupado com o futuro da nação e do meio ambiente.

A editora do suplemento infantil, a jornalista Helena Gozzano, considerou a parceria um ganho para os alunos de Votorantim, acrescentando que esse convênio sinaliza uma nova etapa na educação regional. Esta nova etapa do projeto Ler é Prazer, que passa a incluir os estudantes da rede municipal de ensino de Votorantim, é motivo de imensa alegria, pois acreditamos que a leitura seja um importantíssimo pilar da Educação. E é também um desafio a toda a equipe - a mim e às jornalistas Andrea Alves e Estela Casagrande, além de fotógrafos e diagramadores -, para que façamos um suplemento infantil alinhado com o jornalismo moderno, que forma, além de informar. A Fundação Ubaldino do Amaral deu mais um passo gigantesco em favor da Educação e do Jornalismo, acentuou.

Assim, a partir da próxima segunda-feira, os 7 mil estudantes do ensino fundamental terão contato com as informações, curiosidades e muito mais novidades e diversões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim