quarta-feira, 7 de abril de 2010

Votorantim soma 28 ocorrências da doença

Notícia publicada na edição de 07/04/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A




A cidade de Votorantim também vive o fenômeno da curva característica da evolução dos casos de dengue. Entre janeiro e março deste ano, dos 138 casos suspeitos notificados. Até ontem, 28 pacientes apresentaram a doença: 25 a contraíram na própria cidade e três são importados. O número é sete vezes maior que o total acumulado de janeiro a dezembro de 2009, quando houve quatro casos. A última vez que o município registrou grande número de doentes foi em 2006, com uma epidemia de 333 diagnósticos positivos. Em 2007 o número caiu para 28 e em 2008, para dois.
Neste ano na cidade, os casos autóctones foram identificados no Pq. Santa Márcia (4), Vossoroca (5), Pq. Bela Vista (5), Vila Albertina (3), Rio Acima (1), Serrano (1), Santa Mônica (1), Icatu (1), Centro (3) e Vila Nova Votorantim (1). Há ainda 14 casos suspeitos. O Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim calcula que seus 15 agentes visitaram no ano cinco mil imóveis e retiraram mais de 30 toneladas de lixo que serviam como criadouros nos quintais. A aplicação de veneno atingiu 2,5 mil casas, com o uso aproximado de 150 litros de inseticida diluído.

 
Mas a estimativa é que o número de casos aumente, devido ao período de chuvas e à falta de conscientização da população, que insiste, de acordo com os agentes, em não acreditar que qualquer acúmulo de água pode se transformar em criadouros. A maior resistência está na eliminação de materiais inservíveis e na retirada dos pratos debaixo dos vasos de plantas. Constantemente, funcionários encontram larvas do mosquito Aedes aegypti, diz nota da Prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim