quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vereadora sugere um Caps para atender adolescentes

Folha de Votorantim

A vereadora Solange de Oliveira Pedroso (PMDB) teve aprovado, na sessão ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira, um requerimento em que sugere à administração municipal a criação, em Votorantim, de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para atender crianças e adolescentes.

O município, como lembrou a vereadora em sua propositura, já possui uma unidade que atende pacientes com mais de 18 anos, nas especialidades de terapia ocupacional, psicologia, psiquiatria e enfermagem. Ela enfatiza, entretanto, que há na cidade muitas crianças e adolescentes que necessitam de tratamento em psiquiatria e o Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente seria uma opção.

O Caps infantil e adolescente, explica Solange Pedroso, são unidades de saúde locais/regionalizadas, especializadas em atendimento infanto-juvenil que contam com uma população adscrita definida pelo nível local, oferecendo atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, em um ou dois turnos de 4 horas, por equipe multiprofissional. A unidade constitui-se também em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental.

A equipe é multiprofissional, constituída de psiquiatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, músico-terapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, técnicos de enfermagem, monitores e estagiários, entre outros profissionais.

O Caps deve considerar o cuidado intra, inter e transubjetivo, articulando recursos de natureza clínica, incluindo medicamentos, moradia, trabalho, lazer e previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim