O prefeito Carlos Pivettta, juntamente com seu vice Marcos Mâncio e o presidente da Câmara Pedro Nunes Filho, prestigiaram na manhã desta terça-feira (18), em frente ao Paço de Votorantim, evento realizado pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) em comemoração ao "Dia Nacional da Luta Antimanicomial", visando a conscientização sobre a reforma psiquiatra no país.
Durante o evento houve apresentações do coral dos pacientes que estiveram acompanhados dos profissionais da Saúde e do músico Tony Prinhorato que incluiu em seu repertório MPB, Sertanejo, Baião, Forró entre outros.
Para a gerente do Caps, a psicóloga e terapeuta de família, Sílvia Cristina de Oliveira, a ação objetivou, além da conscientização popular para que respeite e conheça os direitos dos portadores de transtornos mentais, a humanização do tratamento psiquiátrico, acabando com o encarceramento e isolamento dos pacientes em hospitais psiquiátricos, com isso inserindo-os na vida familiar e social.
O Caps atende pacientes com intenso sofrimento psíquico, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo. As atividades realizadas envolvem várias modalidades, tais como: grupos terapêuticos, coral, literatura, teatro, atendimento médico, acompanhamento familiar com visitas domiciliares e atividades comunitárias, culturais e esportivas. Para isso contam com uma equipe multidisciplinar de médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeira, auxiliar de enfermagem, professora de Educação Física e para atividades culturais, professores de música, argila e pintura.
Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.