O prefeito de Votorantim, Carlos Pivetta, lança na próxima segunda-feira (26), a segunda etapa do programa IPTU Amigo. O objetivo é oferecer a oportunidade de até mais 10% de desconto para as pessoas que fizeram alguma ação em prol do município. Na primeira etapa o proprietário de imóvel obteve o desconto de 10% se efetuou o pagamento à vista, e 8% se fez o parcelamento.
O lançamento do programa ocorrerá às 16h30, no auditório municipal "Francisco Beranger". Para garantir desconto na primeira etapa o contribuinte deve apenas manter o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), em dia. Já na segunda fase, a porcentagem de descontos poderá aumentar de acordo com cada ação, como por exemplo, estar regular com a Justiça Eleitoral, participar da coleta seletiva de lixo, não ser autuado em fiscalizações de trânsito ou de posturas, ter veículos registrados em Votorantim, ter árvores em frente à residência, ter filhos regularmente matriculados em escolas, entre outras ações.
O prefeito Carlos Pivetta explica que o IPTU Amigo é um programa que vai além da questão tributária e objetiva mudar o comportamento das pessoas. "Além de estar em dia com a cidade através do pagamento de IPTU, o contribuinte terá o benefício desde que desenvolva ações de cidadania", disse.
Para o prefeito, a meta desta etapa é premiar as pessoas que tenham comportamentos diferenciados e fazem isso de dentro do conceito de cidadania e de forma consciente. "Na medida em que colaboram com a cidade é justo que tenham esses descontos", destaca.
Esta etapa será a concretização do IPTU Amigo, uma vez que a primeira tratou da parte fiscal e esta envolve uma adesão comportamental, quando o município reconhece o munícipe pelas boas práticas de cidadania.
Para garantir esse desconto maior do IPTU em 2011, o contribuinte deve se cadastrar no site da Secretaria de Finanças (www.sefvotorantim.sp.gov.br). Neste endereço, a pessoa vai encontrar um ícone de acesso aos serviços do IPTU Amigo.
O interessado precisa ter em mãos os números da inscrição cadastral e a chave de acesso que estão no carne de IPTU. Uma nova página abrirá para que a pessoa responda a todos os tópicos. É importante que as questões sejam respondidas com seriedade. Todas elas se referem aos acontecimentos no prazo de um ano. Ao final do cadastramento será impresso uma auto de declaração confirmando as respostas, uma lista dos documentos que deverão ser apresentados, em uma notificação que indica o dia que pessoa deverá comparecer à Prefeitura para apresentar o protocolo de cadastro e todos os documentos necessários.
As inscrições ocorrem até o dia 31 de agosto e serão feitas somente pela internet. Vale lembrar ainda que caso seja comprovada alguma fraude na declaração, o morador pode receber multa que varia entre R$ 1 mil e R$ 100 mil. Só terá validade as informações que forem comprovadas através de documentos
Para garantir a veracidade das informações os agentes da Prefeitura irão fiscalizar os dados emitidos com visitas às residências. Todas as declarações devem estar de acordo com as ações realizadas no ano do cadastro.
Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.