segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coletivo o12 ganha incentivo para circular

‘Quando se Desprendem as Partes’ é contemplada
 com o prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna

Agência BOM DIA


Bailarina durante apresentação: turnê vai a cidades como
 Rio, Teresina, Palmas, BH, Uberlândia, Ipatinga, Salvador e São Paulo

O Coletivo o12 teve o espetáculo “Quando se Desprendem as Partes” contemplado com o prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna.

O grupo de dança contemporânea de Votorantim ganhou em 2008 o subsídio do Ministério da Cultura para a sua produção, agora em 2010 foram novamente contemplados com o mesmo projeto e pelo mesmo prêmio, mas agora para a circulação do espetáculo pelo Brasil.
Os artistas terão a possibilidade de fazer uma turnê brasileira e levar o espetáculo para lugares como, Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Ipatinga (MG), Salvador (BA), São Paulo (SP) e outros ainda a definir.
O resultado do edital foi publicado no dia 16, no Diário Oficial da União com a lista de contemplados.
O investimento total do Ministério da Cultura no campo profissional da dança no Brasil, foi de R$ 3 milhões de reais.
Na categoria a qual o Coletivo o12 se increveu, 12 projetos foram contemplados em todo o país.
O Coletivo o12 se dedica a pesquisas em torno dos processos de conquista de autonomia em sistemas vivos e é disso que trata o espetáculo “Quando se desprendem as partes” a dança é o dispositivo de comunicação que o coletivo escolheu para comunicar essas descobertas e compartilhar os conhecimentos produzidos nesse processo artístico.
O coletivo ainda dedica suas pesquisas em torno de economia criativa e sustentável que para eles tudo tem a ver com a “autonomia” conquistada por eles nestes quase três anos de trabalhos e realizações. “O reconhecimento público do nosso trabalho pelo ministério, pesquisadores e artistas é sim muito importantes, mas não temos a ilusão que esse tipo de prêmio garantirá nossa permanência, por isso se faz tão importante continuar a pesquisar como se sucede a tal conquista da autonomia nos sistemas vivos e começar a entender isso no campo do humano, pois parece ser somente nesse nível do humano que a arte e economia se elabora”, afirma o integrante do coletivo Thiago Alixandre.
Mais informações sobre o coletivo nos sites: www.odoze.blogspot.com e http://www.coletivoo12.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim