Redação Cruzeiro do Sul
Mais de 130 animais participaram das competições
Foto: FÁBIO ROGÉRIO
Os 46 anos de emancipação de Votorantim serão marcados pelo lançamento do CD da Orquestra de Viola Caipira, conforme anunciou neste domingo (22) o prefeito Carlos Augusto Pivetta, durante o 1º Encontro de Muladeiros - que reuniu os principais criadores de muares do País -, dentro da programação da 4ª Violeira. A data do lançamento será no dia de aniversário do município, 8 de dezembro. Sem revelar mais detalhes, Pivetta disse que a proposta do CD é o resgate da tradicional cultura caipira e que a orquestra foi iniciada pelo professor de viola Ricardo Anastácio em 2003.
No encontro realizado durante todo o dia na praça de eventos “Lecy de Campos” houve prova de marcha de muares e eqüinos nas seguintes categorias: eqüino marchador regional, muares marchador regional, muares iniciante marchador, eqüinos iniciante marchador, muares dente de leite, muares de elite, eqüinos de elite, muar trotado, eqüino trotado e muar macho. Houve a participação de mais de 130 animais e os melhores competidores receberam prêmios, como uma moto zero quilômetro.
O encontro de Muladeiros foi organizado pela Estância Sankara e Arthur Cutait Marketing e Eventos com apoio da Prefeitura. Sob a coordenação da Associação Brasileira de Proprietários de Muares e Eqüinos de Marcha (ADPNEM), esse tipo de encontro está ganhando força, uma vez que não maltrata os animais e agrega a participação da família.
Já no auditório municipal “Francisco Beranger” teve a atividade Prosa na Mesa Café de Rapadura sobre “Contemporaneidade Caipira”, com a presença do cineasta Reinaldo Volpato (São José do Rio Preto), Ivan Vilela, da USP (SP); Cláudio Henrique, da Prosa na Serra (Iporanga-SP) e Dito Cattá, da Associação dos Caboclos de Iporanga (SP). Oficialmente o evento foi encerrado a noite, com shows de fandango com o Grupo Viola de Ouro de São Paulo do Bagre (Cananéia), Rogério Gulin (Curitiba), Levi Ramiro (Uru), Julio Santim (Irapuru), Ivan Vilela (Campinas) e Trio Tamoyo (Piracicaba).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.