Cida Vida
Notícia publicada na edição de 12/08/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
Antonio dos Santos falou de sua experiência na Finlândia
Foto: Adival B. Pinto
Os projetos educacionais desenvolvidos pela Prefeitura de Sorocaba e a metodologia utilizada nas escolas municipais de Votorantim colocam as duas cidades em condições de aprimorar as práticas pedagógicas a ponto de nivelar o processo de ensino-aprendizagem e atingir um patamar de desenvolvimento de Primeiro Mundo, existente em países europeus, em apenas dois ou três anos. A avaliação é do gestor educacional Antonio Francisco dos Santos, que esteve ontem no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA)/Jornal Cruzeiro do Sul e palestrou sobre o tema A Escola do Futuro. Finlândia - Excelência em Educação. Um Caminho a Descobrir.
Na ocasião, o também diretor do Grupo Ideia - Gestão Educacional e coordenador da regional de Campinas do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), relatou as experiências vividas durante os 45 dias em que esteve naquele país, em 2007, em contato direto com estudantes, professores, diretores de escolas e famílias finlandesas. Mas claro, além das condições físicas do ambiente escolar é importante também prosseguir investindo no aluno e no professor, alertou, referindo-se a Sorocaba e Votorantim. E acredita que modelo pedagógico finlandês poderia ser adaptado às escolas brasileiras, considerando as peculiaridades da cultura nacional e regional.
Modelo finlandês
Na Finlândia não há escolas particulares, a educação, desde a fase pré-escolar iniciada aos 6 anos de idade, é responsabilidade do Estado e aquele país se tornou modelo para o mundo em termos de educação pública de qualidade. Lá, relatou Santos, os alunos são estimulados à busca do conhecimento por conta própria, desde as séries iniciais, e há estímulo também ao engajamento da família, professores e funcionários da escola no processo de ensino-aprendizagem.
A metodologia da Finlândia está centrada nos princípios do aprender na prática, na avaliação contínua do desempenho (não há provas) e dos projetos realizados pelos alunos. O gestor educacional pontuou que naquele país as aulas são temáticas, os professores escolhem os seus métodos e o material didático e há um entendimento de que aos 15 anos o aluno está preparado para fazer suas escolhas na sequência dos estudos, em nível tecnológico ou universitário. O ensino é democrático e gratuito para todos, com o objetivo de promover o auto-desenvolvimento humano durante toda a vida.
A Escola do Futuro
A palestra foi assistida por professores e dirigentes de escolas públicas e particulares de Sorocaba e Votorantim, de faculdades e universidades, que lotaram o auditório da FUA, e será tema de matéria na Revista Educação, que o Cruzeiro do Sul publicará no dia 26 de setembro. Na próxima quarta-feira, às 9h, a FUA sedia um debate sobre A Escola do Futuro, com ênfase na utilização da tecnologia em sala de aula e as tendências com relação às práticas pedagógicas. Participarão representantes das secretarias municipais de Educação de Sorocaba e Votorantim, de instituições de ensino técnico e superior e pedagogos. A participação é gratuita. Mais informações: (15) 2102-5035, com Sandra.
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