Cruzeiro On Line
Instrutor do Senar, Donizete Pinto Ribeiro, ministra as aulas
Foto: Fábio Rogério
Um curso encerrado na última sexta-feira ensinou a confecção de produtos artesanais a partir da fibra da bananeira a 16 produtores rurais de Votorantim e Sorocaba. Eles aprenderam todas as etapas da produção, do corte da fibra à criação das peças, passando pela secagem e tingimento dos fios. As aulas foram ministradas durante cinco dias (oito horas por dia) numa propriedade no bairro dos Morros, em Votorantim.
Todos os participantes são pessoas ligadas ao mundo rural. “O objetivo é fazer com que o homem do campo permaneça no campo e aumente sua renda”, diz Donizete Pinto Ribeiro, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e responsável pelo curso - que foi gratuito e promovido em conjunto pelo próprio Senar, Prefeitura de Votorantim e Sindicato Rural de Sorocaba.
Renda extra
As aulas mostraram, passo a passo, como é possível montar peças artesanais a partir do tronco da bananeira. Algo que, para alguns, era impensável antes do início do curso. “Realmente, quando dá a banana você corta o cacho, corta o pé e joga fora”, diz o produtor rural Sérgio João Sevilha, de 60 anos de idade, um dos alunos. Junto aos colegas, ele aprendeu a confeccionar jogos americanos, cestos, descansos de panela, almofadas, esteiras e até peças de roupa - estas feitas de crochê preparado com a própria fibra da bananeira.
Com os conhecimentos adquiridos, Sérgio poderá trabalhar em busca de renda extra. Matéria-prima não lhe faltará: tem cerca de 150 pés de banana em sua propriedade. “Meu filho também se interessa por artesanato, vai dar para fazer algo”, projeta, com a experiência de quem já trabalhou na área. Até dois anos atrás, o produtor fazia velas artesanais decorativas. Agora, projeta uma retomada nos negócios, inclusive utilizando a rede de contatos que construiu na experiência anterior.
“Não precisa ter tino de vendedor”, comemora, vislumbrando a venda de esteiras e cestos - produtos que, imagina, serão negociados mais facilmente. aso Sérgio realmente coloque seus planos em prática, entrará no grupo dos 20% de pessoas que, pelos cálculos do instrutor Donizete, concluem o curso do Senar e passam a ganhar dinheiro utilizando os conhecimentos adquiridos. (Por Rodrigo Gasparini)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.