sexta-feira, 24 de setembro de 2010

11 JÁ INTERDITADOS - ANP fiscaliza postos e revendas de GLP

Cruzeiro on-line

Notícia publicada na edição de 24/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A
 
 
O resultado das amostras dos postos será apresentado hoje
Foto: Luiz Setti


Mais de 4.200 botijões foram apreendidos pelas nove equipes de fiscalização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que, desde o começo da semana, tem verificado postos de combustíveis de Sorocaba, Votorantim e Ibiúna. Até ontem, 59 pontos de revenda de combustíveis veiculares e de GLP (gás de cozinha) haviam sido fiscalizados e 11 revendas de de GLP interditados nas três cidades.
A meta era visitar cerca de 70 pontos até o fim da fiscalização. O balanço geral será divulgado hoje, num Seminário aberto aos consumidores e revendedores, que acontece no Sorocaba Park Hotel, a partir das 9h.
O coordenador do escritório regional da ANP no Estado de São Paulo, Aurélio Amaral, disse que esse tipo de ação intensificada acontece a cada dois meses, aproximadamente. Ele explicou que, com o GLP, a irregularidade é fácil de ser localizada. “Nos botijões, a irregularidade é física, e fica claro qual está ou não dentro das especificações”, afirmou.
Já com os postos de gasolina, uma primeira análise foi feita no local e, posteriormente, as amostras foram encaminhadas para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo e para a Universidade Estadual de Campinas, para uma análise química. Se for detectada alguma alteração, em poucos dias a ANP voltará para interditar o posto.
Além da interdição, o posto que tiver combustível alterado sofrerá uma autuação que varia de R$ 20 mil a R$ 5 milhões, dependendo da gravidade. Denúncias ou pedidos de fiscalização em postos podem ser feitos pelo Centro de Relacionamento com o Consumidor, um canal aberto disponibilizado pela ANP: 0800-970267.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim