quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Juiz de paz e ex-jogador do CAV, Orlando Mimoso faleceu domingo na cidade

Folha de Votorantim

Faleceu em Votorantim, às 16h30 de domingo, vítima de um infarto, Orlando Mimoso Martins, aos 84 anos. Mimoso nasceu em Sorocaba, em Brigadeiro Tobias, e depois veio para Votorantim, residindo no bairro da Chave por várias décadas. Figura carismática, deixou muitos amigos e pessoas queridas na cidade.

O velório foi na igreja Presbiteriana e o sepultamento ontem à tarde no Cemitério São João Batista.

A filha, Solange Martins Baena, lembra que Mimoso fazia amizades de forma fácil com todo mundo. Bem relacionado com as autoridades, segundo Solange, Mimoso sempre procurou ajudar as pessoas. “Meu pai era um exemplo de bondade e amor ao próximo e sempre cultivou as amizades, tanto que não parava por isso, bastando alguém pedir para ele ajudar, um exemplo de vida para todos nós”, recorda. Além de Solange, Mimoso e a esposa Nilse tiveram mais dois filhos, Sandra e Gilmar.

Juiz de paz por quase duas décadas, seu Mimoso, como era chamado, era a descontração e o alto astral em pessoa. Flávia Cristina, do Cartório de Votorantim, trabalhou 17 anos com Orlando Mimoso. O juiz de paz Mimoso fazia em média dez casamentos por fim de semana. “Ele era muito conhecido e sempre uma pessoa de astral lá em cima, alegre; por isso as pessoas gostavam dele”, comentou Flávia. O juiz de paz Jorge dos Santos Justino também destaca o carisma de Mimoso. “Ele era uma pessoa especial e que marcou muito”.

O historiador Paulo Fontes destacou que a trajetória de Orlando Mimoso foi ampla e repleta da amizades: “O Mimoso nasceu em Sorocaba, mas fez sua vida em Votorantim, trabalhando no Sesi onde fez muitas amizades. No futebol foi um grande atacante do Clube Atlético, e com uma vida social muito movimentada, além de uma grande participação nas atividades da igreja (Presbiteriana), onde chegou a fazer parte do coral”. Segundo o historiador, Orlando Mimoso tinha também muitas amizades com as autoridades policiais e gostava de ir à delegacia conversar com os delegados.

Foi também ligado à política, tendo sido candidato a vereador, e trabalhou para a eleição do neto Bruno Martins, atual vereador na Câmara Municipal. Freqüentador assíduo do Legislativo, Mimoso não deixava de acompanhar nenhuma sessão camarística. “Seu Orlando estava lá toda sessão e além de assistir, participava, contribuía com o sugestões para os vereadores”, lembrou o ex-vereador e atual secretário de Esportes, Antonio dos Santos.

Na área esportiva, Orlando Mimoso foi ponta direita do Clube Atlético Votorantim. Mais tarde ainda no esporte foi presidente e julgador da Junta Desportiva de Votorantim, JDD, uma das mais respeitadas na região. “Este respeito que a JDD tem hoje deve-se à atuação austera de seu Mimoso, uma pessoa neutra que procurava ser justo, se fosse o caso punindo severamente casos de agressões nos campos ou a apitadores”, explicaram o Secretário Antonio dos Santos e e o amigo Jorge Justino.


Fotos: Marcos Ferreira- Folha de Votorantim







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim