sábado, 18 de setembro de 2010

Espetáculo aborda conflitos no Oriente Médio e mostra que não há inimigos na dor

Notícia publicada na edição de 18/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno D




Os que ficaram na expectativa de assistir à peça O Dragão, que seria encenada no Teatro Municipal em julho mas que devido ao falecimento de parente de uma das atrizes foi suspensa, poderão conferir o espetáculo hoje e amanhã, mas agora em Votorantim, no Auditóio Francisco Beranger.
A montagem da carioca Cia. Amok, levada à cena dentro da programação do Sesc, traça a rota do terror no Oriente Médio sob a ótica de israelenses e palestinos, a partir de fatos e depoimentos reais e do olhar daqueles que mais sofrem. O que nos chega pela mídia é pouco diante do que realmente acontece naquela região do planeta, contou ao Mais Cruzeiro a diretora do espetáculo, Ana Teixeira. O grupo, conforme Ana Teixeira, trabalha um formato voltado em parte ao documentário. A construção do texto se apoia, ainda, em depoimentos e artigos de israelenses e palestinos, conferências da ativista judia Nurit Peled Elhanan e trechos da obra do poeta árabe Mahmoud Darwich.
A diretora define a produção como um libelo pela paz, um alerta sobre o qual todos devem refletir.
O espetáculo é formado por quatro relatos que recriam, numa ficção, acontecimentos verídicos e trazem à tona histórias que se cruzam e derrubam os muros entre judeus e árabes, mostrando que não há inimigos na dor.
Além da atuação dos atores, O Dragão traz a música, tocada e cantada ao vivo, como parte integrante do drama. Assim, atores e música interrogam a realidade, quebrando a visão distanciada da guerra. A dor é universal, acrescenta Ana Teixeira.
O trabalho abriu a trilogia O Teatro em Tempos de Guerra, que prosseguiu com Kabul, que foca a opressão e a tirania, e termina com um espetáculo ainda em fase de produção.
O espetáculo estreou em 2008 e foi selecionado pela edição 2009/2010 do Programa BR de Cultura, além de ter sido contemplado pelo Prêmio Funarte Mirian Muniz 2009. A temporada por oito cidades de São Paulo e oito do Rio de Janeiro conta com o patrocínio da Petrobras, por lei de Lei de Incentivo do Ministério da Cultura. Com doze anos de trajetória, a Cia. Amok tem no currículo prêmios como o Shell e se destaca por pesquisar a expressão de países do oriente, como Bali e Índia.
Serviço

O Dragão
Hoje e amanhã às 19h
Local: Auditório Francisco Beranger (av. Newton Vieira Soares, s/nº)
Grátis
Indicação: 14 anos
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes do espetáculo (apenas dois por pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim