sábado, 25 de setembro de 2010

'TEMPORÁRIOS ESCAPES' - Bailarina traz reflexão sobre o ritmo das metrópoles

José Antônio Rosa



A bailarina usa fitas métricas com as quais
 forma figuras e contornos; ideia é pensar
sobre as restrições do entorno urbano


Notícia publicada na edição de 25/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno D
 
Espetáculo que propõe uma reflexão poética sobre as sensações experimentadas nos grandes centros urbanos, Temporários Escapes, com a bailarina Tatiana Melitello, será apresentado hoje, às 20h, na sala de ensaio do Coletivo o12, no Parque do Matão, em Votorantim.

 
Antes, às 14h, ela comanda, no mesmo espaço, um workshop para o qual é preciso se inscrever. As duas atividades são gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3343-4076 até as 12h. Amanhã, o o12 apresenta, no Parque, a intervenção Ação Meio Ambiente - Mudando o Meio.

 
Em cena, Tatiana coloca para reflexão questões como o ritmo da metrópole que pulsa na dramaturgia por meio de uma movimentação ora urgente e calculada, ora fluida e suavizada.
A bailarina usa fitas métricas com as quais forma, no palco, figuras e contornos. Dessa maneira, explicou ao Mais Cruzeiro, delimita o espaço cênico, ao mesmo tempo em que propõe que o público reflita sobre as próprias restrições com as quais tem de conviver no ambiente urbano.

 
Por exemplo: onde antes havia uma área verde, surge um prédio de concreto cinza, frio, impessoal. Uma igreja é construída no lugar que antes abrigou um teatro. Essas são algumas das consequências de intervenções que o espetáculo procura debater, comentou.

 
Na oficina que coordena à tarde, Tatiana Melitello procura passar aos interessados noções sobre expressão corporal, movimentos e pesquisas no campo da dança contemporânea: Acho importante essa troca de experiência, o contato com as pessoas.

 
Temporários Escapes estreou no último dia 10 no Teatro Itália, em São Paulo, e foi contemplado dentro do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado. Antes, Tatiana criou os solos Alvéolos (de 2009), A troco, selecionado pelo Feminino na Dança do Centro Cultural São Paulo em 2005, e Da Criação da Destruição, que apresentou no Sesc Paulista em 2003.

 
Tatiana foi intérprete da Cia. De Dança, dirigida por Cristina Salmistraro de 2001 a 2002 no espetáculo Rosso, selecionado pelo Dança em Pauta - Banco do Brasil. Integrou de 2003 a 2010 o Núcleo Artérias, dirigido por Adriana Grechi, onde foi intérprete criadora dos espetáculos: Porque nunca me tornei um dançarino (prêmio APCA 2004), Ruído (selecionado pelo Rumos Dança - Itaú Cultural 2007) e Fronteiras Móveis (prêmio APCA 2008).
Ação ambiental
Voltada ao público infantil, a intervenção Ação Meio Ambiente - Mudando o Meio, que o o12 realiza amanhã, às 15h30, estreou no último dia 21, quando foi apresentada a alunos do ensino fundamental da rede pública, como parte da agenda da Semana do Meio Ambiente, promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente e de Cultura de Votorantim.
A ação, conforme material de divulgação, manifesta ideias sobre problemas ambientais, sustentabilidade do planeta e consciência ecológica numa linguagem lúdica e poética para o universo infantil. Em caso de chuva, a atividade será cancelada e agendada para outra data, já que acontece ao ar livre nas trilhas do Parque do Matão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim