sexta-feira, 17 de setembro de 2010

TURISMO RURAL - Seminário hoje em Votorantim incentiva a vocação regional

Carolina Santana


Notícia publicada na edição de 17/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno C
 
 

O turista quer montar à cavalo, ver com
o as coisas são feitas e participar do processo
Foto: Bruno Cecim
 
O turismo rural é uma vocação a ser explorada nas cidades da região, afirma a presidente do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), Andreia Roque. Ela será uma das palestrantes do Seminário sobre Turismo Rural que acontece hoje em Votorantim. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Sorocaba e Região junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) e vai das 8h às 18h. A primeira palestra será às 9h30.


 
Além de patrimônios naturais, como as cachoeiras, rios e represas, a região de Sorocaba tem no tropeirismo um atrativo. Isto é muito indicado para poder vender a ruralidade na forma de viver e a história de um povo, comentou. A região, lembra ela, conta ainda com áreas produtivas de diversas culturas. Outra tendência a ser seguida é a economia da experiência ou o chamado produto de origem. O turista, hoje, não quer ser apenas um visitante. Ele quer montar à cavalo, ver como as coisas são feitas e participar do processo, pondera.
No segmento de turismo rural, afirma a especialista no setor, o tamanho da propriedade não é imprescindível para o sucesso do empreendimento. Este cliente está mais interessado com a qualidade do que com a magnitude do empreendimento. Assim, comenta ela, tão importante quanto a vocação do local, é a vocação de receber do anfitrião. A pessoa tem que ter prazer em receber e isto também é uma aptidão, afirma.
Potencial nacional

 
Andreia também é membro do Instituto do Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) e destaca que o Brasil, mesmo sem ter o setor organizado, ocupa o quarto lugar em turismo rural. À frente do país estão Espanha, Portugal e Argentina. Nós já nascemos rurais como colônias. Temos produtos e origens suficientes para trabalhar esta modalidade de turismo. Acredito que em pouco tempo estaremos ocupando o primeiro lugar, comentou ela. Esta crença, segundo ela, deve-se a um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que formalizará a atividade.

 
O Estado de São Paulo conta com mais de 800 empreendimentos rurais. Em agosto foi realizada uma rodada de negócios do Turismo Rural em São Paulo. Andreia lembra que empresários rurais o país inteiro participaram e a expectativa de movimentação foi de R$ 1 milhão.

 
O seminário será no auditório municipal Francisco Beranger, em Votorantim. Mais informações pelo site www.votorantim. sp.gov.br/seminarioturismorural2010 ou pelo telefone 3231-3777.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim