quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ação entre amigos

Voluntários limpam pichações das pedras da cachoeira da Escadaria

Fernanda Ikedo
Agência BOM DIA

 
 
Felipe faz limpeza em rocha na cachoeira da Escadaria, em Votorantim
 


Nem o tempo fechado e chuvoso, do primeiro sábado deste mês desanimou um grupo de amigos que se reuniram às 7h30 para realizar uma atividade coletiva em prol do meio ambiente.
Mesmo debaixo de chuva as dez pessoas que integravam o grupo seguiram, em dois carros, para a cachoeira da Escadaria, em Votorantim, que fica próxima da represa de Itupararanga, para limpar pichações das pedras. A boa vontade do grupo deve ter persuadido São Pedro, pois no momento em que eles pisaram na trilha, que leva até à cachoeira, a chuva parou e eles puderam fazer os 35 minutos de caminhada preocupados apenas com os obstáculos naturais do percurso, como pedras lisas e passagens estreitas.
A cachoeira é chamada de Escadaria porque para chegar até ela o aventureiro precisa passar por cerca de 260 degraus.
Munidos com detergentes neutros e escovas de aço o grupo se dividiu em dois, os que fariam a retirada das pichações das rochas que ficam no pé da cachoeira e aqueles que fariam rapel para limpar a pichação no alto.
Logo que chegaram no local o técnico enfermeiro Felipe Marchi Freire realizou um teste com o detergente e a escova (tipo escova de solda) para saber se conseguiriam atingir o objetivo. Após algumas esfregações na rocha a tinta se soltou e o grupo começou as atividades.
Os rapeleiros subiram e prepararam o equipamento. Após meia hora as descidas já começaram a ser feitas, em esquema de revezamento, um por vez. Com um balde pendurado, por um mosquetão, na cadeirinha, com o detergente e a escova dentro, o estudante de gestão ambiental, Renan Rodrigues, foi o primeiro a descer.
Ao final da pequena expedição o grupo conseguiu tirar cerca de 50% das pichações, com a promessa de programar uma segunda ida para finalizar a ação ambiental.
“Provavelmente voltaremos, mais uma vez, em novembro, para uma limpeza definitiva”, ressalta Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim