domingo, 31 de outubro de 2010

CINEFEST - Oswaldo Montenegro e Matheus Nachtergaele vêm para Votorantim

José Antônio Rosa

Notícia publicada na edição de 31/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno B
 
 
 
Matheus Nachtergaele comentará seu trabalho
 de direção em ‘A Festa da Menina Morta, no dia 21
Foto: Divulgação





Oswaldo Montenegro estará por aqui no dia 19 para a exibição de ‘Léo e Bia
Foto: Divulgação



 
Ufa! Demorou, mas foram anunciados, enfim, a curadoria, a programação e os filmes que irão competir na sétima edição do Cinefest Votorantim, que acontece entre os dias 16 e 21 de novembro. A abertura do evento está prevista para o dia 15, quando serão exibidos os trabalhos inscritos na categoria de produções com temática ambiental, uma das quatro da mostra.

 
Depois de um período dedicado a cumprir os entraves burocráticos, que incluíram, até, abertura de licitação, a Secretaria de Cultura do Município, definiu que a mostra será coordenada pelo cineasta Marcelo Domingues, que já realizou o mesmo trabalho nos seis anos anteriores.

 
De um total de 520 curtas inscritos, a organização selecionou 55. Como convidados, estarão na cidade para exibir e falar de seus trabalhos o cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que realizou Léo e Bia, inspirado na canção e peça homônimas; o ator Matheus Nachtergaele, com A Festa da Menina Morta, e Roberto Santucci, diretor de Beline e a Esfinge, com Sequestro Relâmpago.

 
Das produções escolhidas, 16 integram o acervo da mostra regional; as 39 restantes, fazem parte da nacional. Marcelo Domingues está entusiasmado com o nível de qualidade dos filmes cujos realizadores são de cidades como Piedade, Porto Feliz, Salto, Mairinque e Sorocaba. A competição em nível nacional reúne representantes de Estados como Paraná, Minas Gerais, Ceará e Goiás.

 
O custo do evento foi orçado em R$ 74,5 mil, dos quais R$ 10 mil serão destinados às premiações. Serão contempladas produções nas categorias ambiental, animação, documentário ficção e júri popular.

No começo da semana, a curadoria divulga o roteiro de oficinas e da mostra paralela que será levada a espaços alternativas como escolas, praças e cadeia pública. Marcelo Domingues acredita ter conseguido reunir, nesta edição, o que de mais representativo existe em se tratando de cinema contemporâneo.

 
O Cinefest aposta na inovação, e até por isso traz dois diretores de longas metragem estreantes, casos de Oswaldo Montenegro e de Matheus Nachtergaele. Já Roberto Santucci acumula a experiência sobre a qual deverá falar no bate papo com o público.

Conforme a agenda, os filmes convidados serão exibidos nas seguintes datas: Léo e Bia, no dia 19, Sequestro Relâmpago, no dia 20, e A Festa da Menina Morta, dia 21, no encerramento. As sessões acontecem ao final da exibição dos curtas, programada para começar às 20h, sempre no auditório Francisco Beranger. A entrada é franca.

O júri que avaliará as produções participantes reúne o professor Edson Cortez, coordenador da Faculdade de Comunicação e Artes do Ceunsp, de Salto; o cineasta Joel Yamaji, o professor e apresentador Nelsinho Toledo, e diretor de fotografia Ricardo Camargo.

Ainda dentro da programação, serão homenageados, na última noite do festival, personalidades locais que trabalharam e apoiaram o cinema. São elas, o produtor Roberto Gali, que produziu filmes em super 8 na década de 80 e que, atualmente, conserta máquinas projetoras das salas mantidas nos shoppings da cidade; o desenhista Wilson de Campos, também colecionador de filmes, e o pesquisador e cinéfilo Nelsinho Toledo, que possui o maior acervo de filmes em super 8 do país. São, ao todo, mais de 1,5 mil títulos.

 
Para Marcelo Domingues o Cinefest já ocupa posição de destaque entre as mostras do setor, e pode crescer ainda mais. O evento é hoje referência no país, e isso fica demonstrado pelo número de realizadores que se inscreveram.

 
A intenção da curadoria é ampliar o evento nos próximos anos, e conseguir a adesão de apoiadores que queiram agregar sua imagem à produção cultural. É o que ocorre em Gramado e Paulínia, onde hoje acontecem os dois maiores festivas de cinema do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim