domingo, 31 de outubro de 2010

Crianças se importam com destino do Brasil

Andrea Alves

Notícia publicada na edição de 31/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno Cruzeirinho
 
Alunos do 2º ano (professora Andréia)
 da E.M. Profª. Dides Crispim de Almeira Antonio


Divulgação


 
 
Depois de cada eleição para definir os governantes do país, começam a surgir os comentários a respeito do novo cenário político. Engana-se quem pensa que as observações são feitas apenas por políticos, jornalistas ou outro qualquer profissional adulto. Crianças também fazem um balanço sobre os eleitos. No centro do debate deste ano está o Deputado Federal que recebeu o maior número de votos: Tiririca. A sua polêmica campanha eleitoral e as suspeitas de ser analfabeto não passaram despercebidas pelas crianças.

Foi na Escola Municipal Profª. Dides Crispim de Almeida Antonio, na Vila Garcia, em Votorantim, que alunos do 2º ano discutiram e escreveram sobre o tema Eleições 2010. Com comentários surpreendentes eles mostraram que política é assunto também de crianças conscientes da importância da sua cidadania. Para a professora Andréia Aparecida Martins Zanin, o conteúdo das do textos são bem interessantes. Com apenas 7 anos, conseguiram expressar suas opiniões através da escrita com tanta criticidade e autenticidade.

A aluna Livia Ponciano escreveu que o Tiririca nem devia ter entrado nas eleições porque ele não sabe ler, não sabe escrever, então o que ele vai fazer? Nada, para ganhar tanto dinheiro assim. Tem muita pessoa que não pensa para quem vai votar. Só por causa daquela propaganda boba. Votem em quem vocês acham que é certo.

Camila Alves também criticou a eleição desse candidato. Para ser Deputado Federal ele precisar escrever e ler projetos para o Brasil ficar melhor, resumiu. A aluna Gabrielly pensa que seria certo votar em outra pessoa porque o Tiririca só faz graça. O Tiririca só faz piada de tudo, até na televisão. Infelizmente ele ganhou.

Letícia também pensa que o deputado eleito faz muita palhaçada e ao pensar nas pessoas necessitadas que estão na rua com frio, como ela disse, acredita que o voto foi desperdiçado. E terminou com a frase acho que no futuro teremos um voto melhor. Lúcio César Fagundes afirmou que não votaria no candidato porque o mundo vai continuar do mesmo jeito. Quem não votou no Tiririca ficou de parabéns.

Guilherme Amancio lembrou que as eleições para a Presidência foram para segundo turno e acredita na vitória da candidata Dilma Rousseff. Ela está pronta para ser a Presidente do Brasil. A aluna Rebeca Medeiros comentou que confia que o candidato José Serra pode ser um bom Presidente porque prometeu consertar o Brasil. Eu confio que Senador Aloysio Nunes vai salvar nossas vidas fazendo um bom trabalho no Senado.


Ah, o Tiririca

Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, gerou polêmica com sua campanha em que dizia O que é que faz um Deputado Federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto, ou Pior do que tá não fica, vote Tiririca. Recebeu 1,3 milhão votos, sendo o mais votado para o cargo, mas a Justiça Eleitoral analisa com rigor as suspeitas de que o cantor e humorista seja analfabeto e tenha forjado um atestado de alfabetização para se candidatar nessas eleições. Tiririca começou a fazer sucesso em todo o Brasil em 1996 com a música Florentina e, posteriormente, com atuações em programas humorísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim