quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Debate na FUA avaliará problemas do Ensino Médio

Notícia publicada na edição de 06/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A


Reunião ontem no jornal discutiu o início dos trabalhos
Foto: Bruno Cecim

O Jornal Cruzeiro do Sul, em parceria com representantes das secretarias municipais de Educação de Sorocaba e Votorantim e de instituições de ensino particulares, dá mais um passo para ampliar o debate sobre o tema na cidade. Dentre os projetos estão a criação de um espaço semanal para publicação de matérias que falem de experiências educacionais, histórias de sucesso e situações que merecem ser discutidas amplamente entre profissionais da área, alunos e pais. As equipes de reportagem do jornal também preparam um caderno especial em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e a organização de um evento para debater, num primeiro momento, as dificuldades, anseios e necessidades do Ensino Médio em Sorocaba e região.
O trabalho começou na manhã de ontem, com uma reunião que teve a presença dos professores Antônio Carlos de Oliveira, diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec), Silvia Donnini e Isabel Cardoso, da Secretaria de Educação de Sorocaba, Márcia Branco de Camargo, da Secretaria de Educação de Votorantim, Ivone Hernandes de Haro e Ana Carla Leite, da creche do Banco de Olhos de Sorocaba e Aline Scaravelli, da assessoria de imprensa do Colégio Objetivo. Um dos temas de destaque no bate-papo com os educadores foi a situação atual do ensino médio na rede pública e particular. Dentre os principais problemas levantados em relação a esta etapa de ensino estão a desistência de continuar os estudos, por parte de muitos alunos, e a falta de perspectivas diante do atual currículo para os últimos anos da formação escolar. A evasão no ensino médio tem números inaceitáveis. E sabemos que isso acontece por uma questão de sobrevivência, porque os estudantes precisam buscar uma posição no mercado de trabalho, comentou Silvia Donnini. A representante de Votorantim, Márcia Branco, atentou para o fato de ter aumentado a procura pela Educação para Jovens e Adultos (EJA). Depois de empregados, eles precisam comprovar a escolaridade, comentou. O ensino médio ficou desprovido de utilidade. As disciplinas não têm projeto integrador, e isso precisa ser debatido, emendou o diretor da Fatec. Sorocaba tem, de acordo com o censo escolar de 2009, 26.509 alunos cursando o ensino médio na cidade, dos quais 21.457 em escolas da rede estadual, 3.953 na rede privada e 1.099 na rede municipal.
Diante da necessidade de apontar soluções para o problema, o grupo sinaliza a ampliação do debate num evento de maior porte, para que possa contar com a participação de toda a comunidade. Este, deve inaugurar um espaço permanente de discussão sobre Educação na cidade, coordenado pelo Jornal Cruzeiro do Sul que, a partir da publicação da Revista Educação de 2010, comprometeu-se a dar continuidade aos encontros dentro desta temática, com o objetivo de incentivar o aprimoramento das práticas de ensino nas instituições públicas e particulares, levantar problemas e debater soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim