quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Escolas municipais terão videomonitoramento

Samira Galli

Notícia publicada na edição de 21/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A
 
 
Pivetta: intenção é estender o serviço para escolas estaduais
Foto: Bruno Cecim


Votorantim irá instalar câmeras de videomonitoramento em todas as 44 unidades escolares da rede municipal de ensino. A empresa responsável pela implantação do sistema irá assinar contrato hoje pela manhã, na presença de representantes das polícias Civil e Militar, Conseg e de lideranças comunitárias. A intenção do prefeito Carlos Augusto Pivetta é que o sistema entre em operação em 15 dias.
 
O videomonitoramento faz parte de um tripé de segurança elegido pela administração municipal. Além das câmeras, a cidade irá reforçar a segurança com a criação da Guarda Municipal, anunciada na semana passada, e a intensificação da fiscalização na cidade.

O perímetro escolar foi escolhido como prioritário para o videomonitoramento propositalmente. Nós temos uma unidade escolar em cada bairro. Se conseguirmos monitorar cada unidade, na prática, conseguiremos atingir a cidade toda, afirmou Pivetta. As câmeras serão instaladas dentro e fora das escolas, garantindo segurança em tempo real também nas ruas ou avenidas onde se encontram. O sistema deverá coibir o tráfico de drogas próximos às escolas e ainda acompanhar o ambiente escolar, evitando furtos e roubos nas próprias escolas. Em todos os bairros, as escolas estão localizadas próximas às principais avenidas. Então, no momento em que colocarmos as câmeras nas escolas, estaremos monitorando as ruas principais dos bairros também,destacou.

 
Além do sistema de videomonitoramento, a empresa vencedora da licitação também ficará responsável por um sistema de pronta-resposta aos locais. Caso haja algum problema nas escolas, detectado pelas câmeras, a empresa irá enviar motos e viaturas, para agilizar o trabalho da GM e também da Polícia Militar. Será uma espécie de segurança particular nas proximidades das escolas. Irá auxiliar e desafogar um pouco o serviço da própria GM nas escolas, explicou o prefeito.

 
A central de monitoramento não pode ser divulgada por questões de segurança. É uma sala de acesso restrito e que também será monitorada, observou. Com o monitoramento instalado nas escolas municipais, Pivetta adiantou que a intenção é estender o serviço para outros pontos, tantos municipais quanto estaduais, como as portas das escolas estaduais ou avenidas onde estão localizadas. Com a estrutura já montada, fica mais fácil colocar em outros pontos, como avenidas e entrada e saída da cidade, finalizou.
População aprova iniciativa

 
Preocupados pela onda de furtos que acomete a região central da cidade, os votorantinenses que transitavam ontem pelas avenidas principais afirmaram que ficarão mais tranquilos com a novidade. O estudante Rafael Stecker, de 18 anos, passa todos os dias na avenida Vereador Newton Vieira Soares, da Escola Municipal Helena Pereira de Moraes, que dá acesso ao Terminal Municipal João Souto. Por margear o rio, a avenida tem alguns trechos escuros à noite. Essa semana deve ter queimado a luz de algum poste e, quando passei, estava uma escuridão. Fica perigoso, disse. A mãe dele, Marta Modesto Stecker, de 45, aprova a iniciativa da Prefeitura. Com o horário de verão, quando ele sai de casa ainda está escuro. Com câmeras, eu fico um pouco mais tranquila, afirmou.

 
A dona de casa Maria Lucia de Souza, de 49 anos, afirmou sentir medo ao passar pela mesma avenida à noite, por estar sempre sozinha. Com câmeras monitorando a rua vai ficar bem melhor. Vou me sentir mais segura, observou ela, que sempre faz o mesmo caminho para pegar ônibus no terminal.


Rafael e Marta Stecker aprovaram a iniciativa da Prefeitura

Foto: Bruno Cecim


Maria Lúcia: "Vou me sentir mais segura"
Foto: Bruno Cecim





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim