quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Faltando cerca de 20 dias para sua realização, Cinefest Votorantim segue sem curador

José Antônio Rosa


Notícia publicada na edição de 21/10/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B
 
 
Com mais de 500 curtas inscritos, a sétima edição do Cinefest Votorantim define, somente amanhã, qual empresa exercerá a sua curadoria. A Secretaria de Cultura do Município garante que conseguirá dar conta do cronograma inicialmente traçado e descarta qualquer possibilidade de alteração de datas.


O problema é que, conforme planejado pela própria organização, amanhã deveriam ser anunciados os trabalhos concorrentes, bem como a respectiva programação do evento. Do total de produções inscritas, serão selecionadas cerca de 50. Ou seja, impossível manter o calendário inicial.

De qualquer forma, a abertura do festival deve mesmo acontecer no dia 16 de novembro; logo sobram pouco mais de 20 dias para a triagem. A demora, segundo informado pela Secult, ocorreu porque, na sexta-feira da semana passada, uma das três empresas que foram convidadas a prestar o serviço, deixou de apresentar documentação exigida.

 
Por lei, quando isto acontece, a concorrência precisa ser suspensa. Não houve, portanto, vencedor. A decisão de terceirizar a curadoria da mostra foi anunciada em agosto pelo titular da Secretaria, Clayton Leme. Na oportunidade, ele explicou que pretendia trabalhar, de forma integrada, com a empresa (ou pessoa) escolhida. Vale ressaltar que até 2009, o Cinefest teve um único curador: Marcelo Domingues.

 
Caberá ao escolhido, nesta edição, junto com a Secretaria da Cultura, definir questões como a programação e os convidados que estarão na cidade para exibir seus trabalhos e comandar oficinas temáticas.

 
A edição deste ano da mostra traz como novidade a realização das atividades em escolas da rede pública, dando a ela o caráter itinerante. Ao Mais Cruzeiro, há dois meses, Clayton disse que esperava concluir o cronograma no prazo estipulado, o que acabou não acontecendo.

 
O festival

 
O Cinefest consiste numa mostra competitiva de curtas-metragens nacionais produzidos em qualquer formato, com temática livre e duração de até 30 minutos. A agenda de atividades da mostra prevê, mais, a exibição de longas com a presença de seus realizadores, seguida de debate com o público.


Será, ainda, dedicado espaço à produção regional. Além disso, devem ocorrer projeções em escolas, cadeia pública e outros espaços. Além dos certificados e troféus personalizados, o Cinefest oferece, ainda, prêmios em dinheiro para os curtas escolhidos pelo Júri popular e Júri oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim