José Antônio Rosa
Notícia publicada na edição de 14/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno B
De amanhã, e até o próximo domingo, Votorantim respira cinema. Com a exibição de oito curtas ambientais, tem início a sétima edição do CineFest, evento que os organizadores dizem ser a maior mostra do gênero realizada no interior de São Paulo. A programação deste ano destaca as presenças dos diretores Oswaldo Montenegro, de Léo e Bia, Roberto Santucci, Sequestro Relâmpago, e Matheus Nachtergaele, A Festa da Menina Morta. Os filmes serão exibidos quinta, sexta e sábado, e à projeção segue-se conversa dos realizadores com a plateia. O Mais Cruzeiro entrevistou Oswaldo Montenegro e Matheus Nachtergaele.
Antes, ocorre a apresentação dos inscritos na mostra competitiva, que começa sempre às 20h. A exibição dos curtas ambientais, prevista a princípio para acontecer às margens do rio Sorocaba, mudou de lugar: será, agora, na Casa do Escoteiro, à avenida Cláudio Pinto Nascimento, no Jardim Paraíso. O horário foi mantido: a partir das 20h.
A programação continua na terça-feira, sempre às 20h, no auditório Francisco Beranger. De um total de 520 filmes inscritos, cerca de 50 foram selecionados para competir na mostra. A partir de quinta-feira, dia 18, logo após a Mostra Competitiva Nacional, serão exibidos, a cada dia, três longas nacionais, em caráter hors-concours, com a presença de seus diretores que conversarão com a plateia.
Além das exibições competitivas, o evento realiza uma série de oficinas e palestras de Cinema. Na terça-feira, por exemplo, acontece a primeira delas, denominada Montagem e Edição de Cinema, que será ministrada pelo professor Luiz Adriano Daminello, das 14h às 16h, no auditório Francisco Beragner. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3243-1191.
O júri que irá escolher os melhores curtas é formado pelo cineasta e professor de Cinema da ECA/USP, Joel Yamaji; o também professor, fotógrafo e documentarista Edson Cortez; o diretor de Fotografia e filmes publicitário, Ricardo Camargo; além de Nelson Toledo, professor e também membro da Academia Votorantinense de Letras.
A exemplo das edições anteriores, o CineFest Votorantim homenageará, também nesta, personalidades que contribuíram para a divulgação da expressão na cidade. Este ano serão três os destaques: Roberto Galli, Wilson de Campos e Nelsinho Toledo.
O primeiro, produziu filmes em super 8 na década de 80. Atualmente, conserta máquinas projetoras nos cinemas dos shoppings de Sorocaba e Votorantim. Coleciona centenas de filmes em película 35mm em sua residência, onde construiu também um pequeno cinema cujo projetor montou com sobras dos equipamentos que conserta.
Wilson de Campos é desenhista desde criança,e chegou, inclusive, a fazer histórias em quadrinhos, porém, perdeu seu acervo de materiais sobre cinema, como filmes, revistas e desenhos, na enchente que arrasou Votorantim em 82. Colecionador de filmes e principalmente cartazes de cinema, que estão espalhados por todas as paredes de sua casa, Wilson trabalhou no extinto Cine Votorantim e hoje finaliza o seu filme de animação com personagens criados por ele.
Já Nelsinho Toledo, também jurado do festival, além de pesquisador de cinema, é também o maior colecionador de filmes de super 8 do Brasil, possuindo em sua casa mais de 1, 5 mil títulos originais vindos de várias partes do mundo, alguns deles raríssimos como Ben Hur, de 1909, e Wings, vencedor da primeira edição do Oscar em 1927.
Apesar da vida simples de professor da rede pública, Nelsinho guardou economias e viajou várias vezes para Hollywood para conhecer os estúdios da Warner, Universal, Fox e Columbia Pictures.
O 7º CineFest Votorantim é uma realização da Prefeitura de Votorantim, pela Secretaria de Cultura, com o apoio da Associação Audiovisual de Votorantim Francisco Beranger e TV Votorantim Canal 10. Toda a programação, inscrições e demais informações podem ser obtidas através do site www.cinefestvotorantim.com.br , e-mail contato@cinefestvotorantim.com.br ou pelos telefones (15) 3243-1191/3247-1010. A curadoria da mostra está a cargo do cineasta Marcelo Domingues
O custo do evento foi orçado em R$ 74,5 mil, dos quais R$ 10 mil serão destinados às premiações. Serão contempladas produções nas categorias ambiental, animação, documentário ficção e júri popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.