sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA BANDEIRA - Sorocaba e Votorantim fazem atos cívicos

Notícia publicada na edição de 19/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A


A atual bandeira nacional foi desenhada pelo pintor Décio Vilares
Foto: Fábio Rogério



As cidades de Sorocaba e Votorantim realizam hoje atos cívicos para comemorar o Dia da Bandeira. Em Sorocaba, a celebração ocorre ao meio-dia, na Praça Cel. Fernando Prestes, no centro. Já em Votorantim, a cerimônia acontece às 11h30, na praça da Bandeira, no bairro da Chave.
No município de Sorocaba, o ato cívico contará com participação de representantes da Prefeitura de Sorocaba, da 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), do Tiro de Guerra, da Policia Militar do Interior 7 (CPI-7) e da Guarda Municipal. Durante a cerimônia ocorrerá a incineração das bandeiras do Brasil inservíveis, comandada pela 14ª CSM.
Exemplares das doze bandeiras antecessoras à atual serão expostas durante a solenidade, que terminará com a execução do Hino à Bandeira.
A bandeira do Brasil foi instituída pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. A Bandeira Nacional atual foi desenhada pelo pintor, escultor e desenhista brasileiro Décio Vilares, conforme ideia de Raimundo Teixeira Mendes.
Votorantim
O Quadragésimo Batalhão da Polícia Militar do Interior (40º BPM/I), em parceria com a Prefeitura de Votorantim, promove nesta sexta-feira a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira. A cerimônia acontece às 11h30, na praça da Bandeira, que fica na confluência das ruas Ouvídio Godinho e Asdrúbal Nascimento (próximo ao Pontilhão), no Bairro da Chave.
O evento terá a presença do prefeito Carlos Pivetta. Na oportunidade haverá o hasteamento do Pavilhão Nacional, com a participação do comandante interino do 40º. BPM/I, major Luiz Antônio Jardini. Haverá a execução dos hinos da Bandeira, Nacional e de Votorantim e terá ainda a incineração de bandeiras.
Medidas
Uma curiosidade referente à bandeira brasileira é que existem regras para suas dimensões, estabelecidas pela lei 5.700/71. Os brasileiros desconhecem que a fabricação da Bandeira Nacional obedece a rígidos critérios em relação às dimensões das figuras geométricas (retângulo, losango e círculo), das letras e das estrelas.
O cálculo de suas dimensões terá como base a largura desejada, dividindo este por catorze partes iguais. Cada uma delas será considerada um módulo. O comprimento será de vinte módulos. A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos. O círculo azul no meio do losango amarelo terá o raio de três módulos e meio e comprimento de sete módulos. A largura da faixa branca será de meio módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim