quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preso mais um de quadrilha de clonagem de cartões

Marcelo Roma

Notícia publicada na edição de 17/11/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A
 
 
Diogo Stefano Rosa Jerônimo foi preso em Votorantim




O acusado de fazer parte da quadrilha de estelionatários presa em maio, Diogo Stefano Rosa Jerônimo, 29 anos, queria aparentemente esquecer o passado de crimes. Ele foi preso semana passada num condomínio de Votorantim. Trabalhava como instalador de acabamento de gesso. Havia contra ele mandado de prisão preventiva, cumprido por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).
A prisão de dez acusados da quadrilha especializada em estelionato aconteceu em maio, após investigação do Grupo Antissequestro (GAS). Claudeci Domingues Simões era o líder do grupo. A maioria continua presa e aguarda julgamento. Diogo, segundo o delegado José Humberto Urban Filho, da DIG, participava dos golpes, que consistia basicamente em clonagem de cartões de crédito e de débito e empréstimo consignado.
A quadrilha copiava dados dos cartões das vítimas e transferia para cartões falsos, com que fazia compras e saques. Em maio, foram apreendidos dispositivos do tipo chupa-cabra, que grava os dados instantaneamente ao passar o cartão. A investigação do GAS, na época, contou com colaboração da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Os estelionatários utilizavam inclusive nomes de pessoas que já morreram, para aplicar os golpes. Também financiavam carros e pagavam só a primeira parcela. De acordo com o delegado assistente do GAS, Rodrigo Ayres, Diogo fazia o chamado trabalho de campo: iria às lojas e aos bancos.
Para evitar ter o cartão clonado, o delegado recomenda atenção no momento de fazer pagamentos. Em postos de combustível, restaurantes e outros lugares a pessoa deve sempre ficar atento ao cartão, para que esteja sempre à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim