quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Córrego da Vila Guilherme transborda e invade 10 casas

Thiago Arioza

Notícia publicada na edição de 12/01/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B
 
O Saae ajudou na limpeza
das casas e desobstrução da galeria
Foto: Bruno Cecim

 
O córrego da Vila Guilherme, região do Jardim Bandeirantes, transbordou e inundou dez casas após meia hora de chuva intensa que atingiu o município de Votorantim, por volta das 21h de segunda-feira. Durante a inundação, duas mulheres precisaram ser resgatadas às pressas por vizinhos e em pelo menos quatro casas os moradores perderam praticamente tudo.



O prejuízo maior foi na rua Joaquim Marques, onde sete imóveis ficaram ocupados pela água. Na tarde de ontem, a casa de Idione Macene, 48 anos, estava quase que totalmente vazia. Os móveis ficaram inutilizados e foram colocados na calçada. É mais fácil me perguntar o que não perdi, respondeu ao ser questionada sobre os prejuízos. Ela lembra que viveu momentos de pânico durante a noite chuvosa, quando percebeu que precisaria abandonar a casa para não correr o risco de se afogar. Comecei a gritar e meu vizinho correu para me tirar pela janela. A água batia no peito, relembrou. As duas casas vizinhas à de Idione sofreram o mesmo problema, sendo que em uma delas a parede do quarto não suportou a pressão da água e cedeu. Na outra, o desmoronamento foi no muro que dividia dois quintais. Não deu para salvar nem as roupinhas da minha filha. Só tivemos tempo de correr, contou a dona de casa Keith Suellen de Oliveira, 22 anos, mãe de uma menina de apenas seis meses de vida, que agora ficará num quarto úmido, sem o berço e o enxoval danificados pela enchente.



Na via que margeia o córrego, situado na avenida Cristiano Vieira Pedrico, três casas foram atingidas e dois carros (um Escort e um Fusca) ficaram imersos. Na primeira residência da rua de terra, as paredes ficaram trincadas e o chão de um dos cômodos afundou. O local, segundo os moradores, não foi vistoriado pela Defesa Civil do município. Solicitamos à Prefeitura que fizessem uma limpeza do córrego, porque na última quarta-feira choveu bem mais e a água chegou até os nossos quintais, mas nada foi feito, esperaram inundar tudo, reclamou Luciane Garcia Cordeiro, filha do casal de idosos que precisou da ajuda para ser retirado da casa durante a inundação.



O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), afirmou que já previa o problema, devido a expansão imobiliária naquela região, com a construção de novos condomínios que teriam sobrecarregado a vazão da galeria por onde também passa o córrego. A solução seria um projeto para a construção de três piscinões, que funcionarão como bacias de contenção. A obra está orçada em R$ 10 milhões e já foi aprovada pelo Governo Federal no mês passado, como parte das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão é para que os serviços comecem ainda no segundo semestre deste ano. Foi um caso grave, mas pontual. É uma situação que a gente já vem trabalhando para solucionar, lamentou Pivetta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim