quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Banda uruguaia é atração confirmada na 1ª edição do Circuito Gerador

Notícia publicada na edição de 09/02/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno D


Organizado pelo Rasgada Coletiva em parceria com a Secretaria de Cultura de Votorantim, projeto está com inscrições abertas e já recebeu material de mais de 200 bandas da região e até de fora do país



O caráter guerrilheiro do movimento não está em protestar em busca de espaço. "Acreditamos na máxima de que liberdade se pratica", explicam os integrantes do coletivo
 Por: Adival B. Pinto

As bandas com trabalhos autorais já podem fazer a inscrição para participar do "Circuito Gerador Votorantim 2011". E não apenas bandas da região mas de qualquer parte do globo podem concorrer para participar das apresentações que começam já no dia 16 (próxima quarta-feira), em Votorantim. O projeto, apoiado pela Secretaria de Cultura de Votorantim, é uma extensão do movimento "Guerrilha Gerador", organizado pelo coletivo cultural Rasgada Coletiva, que assina a realização dos eventos.
 
A ideia central é apresentar na cidade shows de artistas nacionais e internacionais, além de grupos da região, durante todo o ano. Serão realizadas 12 edições do evento, cada uma com a apresentação de dois grupos musicais dos mais diferentes estilos. O primeiro, no próximo dia 16, na avenida Celso Miguel, no bairro Vossoroca em Votorantim, apresentará a banda uruguaia "UOH!". A segunda banda a se apresentar ainda não foi definida.

As inscrições permanecem abertas por todo o primeiro semestre, para apresentações no primeiro semestre. Em julho, reabrem as inscrições para o segundo semestre. Conforme o agente cultural e membro do Rasgada Coletiva, Ari Holtz, a curadoria é feita pelos integrantes do coletivo, que escolhem, mediante avaliação do material, quais bandas participarão. A intenção é sempre uma banda local - de Sorocaba e região - e uma banda de fora.

As próximas datas das apresentações serão os dias 6 de março, 7 de abril, 13 e maio 17 de junho e 5 de julho. Até o momento, cerca de 200 bandas já se inscreveram para participar.

Espaço público ao público
O projeto nasceu do embrião "Guerrilha Gerador", explicam os membros do coletivo, que iniciaram em 2008 o movimento, em Sorocaba e Votorantim, junto com outras bandas independentes da região que se uniram para realizar shows surpresa por praças e calçadas com seu próprio equipamento, ligado em dois mini-geradores de energia elétrica. "Os ideais do projeto vão desde abrir espaço para artistas independentes de todo o país, passando pela democratização do acesso à arte - levando as apresentações aos mais diferentes bairros da cidade - ainda visam discutir e reinventar o uso do espaço público pelos moradores, seus verdadeiros proprietários", defendem.

O movimento deu tão certo que foi parar em eventos como o Virada Cultura, e outras cidades como Franca e Araraquara. Na região, a guerrilha ocorreu em locais como a Pedreira, na cidade de Salto, Cachoeira da Chave, em Votorantim, e em Sorocaba em bairros como o Campolim e Jardim Maria Eugênia.

"O movimento vê a música como uma linguagem poderosa e universal e não um mero produto segmentado para um determinado público ou nicho do mercado...O caráter "guerrilheiro" do movimento não está em protestar em busca de espaço. Acreditamos na máxima de que liberdade se pratica. Não somos só a crítica ao modelo convencional de shows, somos uma alternativa a sua superação. O meio é a mensagem", sintetizam o ideal iniciado com o movimento.

Parceria

O projeto do "Circuito Gerador" não vai ocorrer em Votorantim por acaso, mesmo que a sede do Coletivo Cultural Rasgada Coletiva seja em Sorocaba. É que depois de muito tentar apoio para a realização do movimento "Guerrilha Gerador", que ocorre em espaços públicos e sem aviso antecipado, resolveram parar de insistir.

Enquanto a secretaria local não deu muita atenção, a vizinha Secretaria de Cultura de Votorantim abraçou a ideia e convidou o coletivo para organizador um evento similar, mas de maior proporção. Daí nasceu o "Circuito Gerador",que receberá da secretaria o espaço - cada mês um um local diferente -, e custo de produção como cachê para os músicos. No mais, tudo ficará à cargo do coletivo.

Mesmo com a agenda já grifada em todos os meses do ano, importante lembrar que um projeto não inviabilizará a realização do outro. Sem contar as datas em que os geradores estarão à serviço do "Circuito...", os membros do coletivo afirmam que os geradores poderão ser emprestados para as bandas que se interessarem. Mais do que isso, pedem para que as bandas autorais da região entrem em contato, pois estão realizando um levantamento de quantas são e onde estão para possíveis parcerias.

Inscrição

A inscrição para as bandas participar do processo de seleção para se apresentar no "Circuito Gerador Votorantim 2011", podem ser feitas através do site:www.rasgadacoletiva.com.br, ou do portal Toque no Brasil (www.toquenobrasil.com.br). Também pessoalmente, na secretaria de Cultura de Votorantim, que fica na rua Joaquim Fogaça, 82, Vila Dominguinho, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim