terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pivetta altera secretariado para dar agilidade a período de obras


Matheus Casagrande
Folha de Votorantim

A semana na prefeitura começou marcada por mudanças no primeiro escalão. Carlos José de Almeida deixou a Secretaria de Administração e assumiu a de Obras e Urbanismo. No lugar dele, foi nomeado Márcio Malaquias, antes diretor do Departamento de Licitações e Contratos. Márcia Aro de Lamos continua na Secretaria de Obras e Urbanismo, no cargo de diretora de Urbanismo, que estava vago.

A intenção do prefeito Carlos Pivetta (PT) com as alterações é dar mais dinamismo à prefeitura para dar início a uma série de obras na cidade. De acordo com Pivetta, a previsão é de iniciar 60 obras na cidade. A maioria será realizada através de convênio, com verba federal. “Vamos agilizar os entraves burocráticos para começar as obras”, explica o prefeito.

Os planos do governo é dar início a boa parte dessas obras ainda em 2011 e concluí-las no atual mandato. “Pretendemos terminar boa parte em dois anos. Mas cada obra tem o seu tempo de execução, que não pode ser apressado. Além disso, há os eventuais imprevistos, como, por exemplo, um período chuvoso”, explica Carlota, como é conhecido o novo titular da pasta. “A cidade vai virar um canteiro de obras, disso pode-se ter certeza.”

Carlota, que alia estudo e experiência em engenharia e gestão empresarial, explica que foi confiado para o novo cargo por conta da experiência na Secretaria de Administração. “Nós vamos depender de muita sinergia com o departamento de licitação. Como eu já trabalhei na Secretaria de Administração e conheço bem a pasta, estou aqui para dar velocidade ao processo.”

Destas obras que terão início em breve, grande parte será realizada através de convênios, com verbas federais, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Carlota destaca que várias obras do programa de habitação “Minha Casa, Minha Vida” estão inclusas no pacote. “Passamos esses dois anos reorganizando e estruturando a Administração. O resultado das idas do prefeito a Brasília estão acontecendo agora”, diz Carlota.

Em seu primeiro dia, ontem, o novo secretário chamou um a um os ocupantes de cargos de chefia, para conhecer e se inteirar da atual situação da pasta. Atualmente com 43 anos de idade, Carlos José de Almeida é formado em Engenharia Elétrica na Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), com duas especializações MBA pela Esamc (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação), em Gestão Empresarial e Gestão de Vendas e Trade Marketing.

Carlota não é filiado a nenhum partido político e iniciou sua carreira no serviço público no início do governo Pivetta, em 2009, no cargo de secretário de Administração. As nomeações referentes à mudança no secretariado devem sair no jornal oficial do município desta sexta-feira (4), com retroação para ontem.



Márcia vai se dedicar ao setor que acumulava



“Mudei de cargo, mas o serviço veio junto”, brinca a engenheira Márcia Aro de Lamos, apontando para as diversas pilhas de papéis em sua nova sala. No posto de diretora de Urbanismo, que estava vago, Márcia vai se dedicar a uma função que vinha acumulando antes, quando secretária.

O departamento de Urbanismo cuida dos empreendimentos particulares da cidade. “Ele é subdividido em várias seções, como de fiscalização de obras particulares, topografia e aprovação de projetos.” As obras do novo shopping center do grupo Iguatemi, por exemplo, deverão tramitar por esse departamento.

Márcia também não é filiada a partido político. Tem graduações em Engenharia Civil e Direito e pós-graduação em Direito Urbanístico e Meio Ambiente.

Sua admissão na prefeitura foi em 2001, no cargo de chefe de fiscalização, topografia e desenho. Chegou a ser diretora de Urbanismo, cargo que retornou ontem, antes de ser secretária de Obras.



Novo secretário de Administração tem missão de dar continuidade



A instrução que o contador Márcio Malaquias recebeu do prefeito Carlos Pivetta para assumir o cargo de secretário de Administração foi simples: dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela pasta. A Secretaria de Administração abriga os setores de compras e licitação e gerencia todos os funcionários da prefeitura. Também é a pasta responsável por todos os protocolos e arquivos do Executivo.

Malaquias tem a própria experiência, como diretor do Departamento de Licitações e Contratos, de base para tocar o novo cargo. Uma das ações realizadas na atual gestão destacadas por ele é o uso do pregão nas licitações, que torna o procedimento mais dinâmico e permite ao governo perder menos tempo para contratar obras e serviços. Em 2010, foram realizadas aproximadamente 45 contratações por meio de pregões.

“Estou muito honrado por ter recebido a confiança do prefeito para o cargo, diante de tantos profissionais capacitados. A meta é dar continuidade ao trabalho que iniciou. Não queremos mudar a dinâmica da secretaria”, explica o novo titular da pasta.

Embora seu início na prefeitura tenha sido na ocupação de cargos em comissão, Malaquias é, hoje, servidor público de carreira. Em 2005, ele foi admitido em cargo comissionado para chefiar o departamento financeiro da Secretaria de Educação. Posteriormente, já no governo Pivetta, passou para o cargo de diretor auditor das contas da Secretaria de Saúde.

Em junho de 2009, foi criado o Departamento de Licitações e Contratos, alocado na Secretaria de Administração. Malaquias foi nomeado diretor do departamento, cargo que foi ocupado por ele até a última sexta (28) e deve ficar vago, pelo menos num primeiro momento.

Ano passado, ele passou em dois concursos públicos, no da Câmara Municipal (ficou em 2º lugar) e no da prefeitura (3º lugar), ambos para a função de contador. Malaquias optou pela carreira na prefeitura.

Atualmente com 37 anos, casado e pai de um filho, Malaquias é filiado ao PT desde 1998. Sua militância política começou na adolescência. Antes da graduação em Ciências Contábeis pela Uniso (Universidade de Sorocaba), Malaquias já tinha realizado curso técnico na área. Malaquias também é especializado em ensino técnico e leciona na Escola Técnica (Etec) de Votorantim. Atualmente, ele é pós-graduando em Gestão Pública Municipal, pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), na modalidade de educação a distância oferecida pelo pólo de Votorantim da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim