Município retoma plano para atrair empresas para a região de Itapeva
Votorantim vai dar sequência neste ano ao plano de expansão da área urbana do município para atrair novas indústrias. A primeira fase ocorreu em março do ano passado, na região da Capoavinha e será levada, neste segundo momento, a região do Itapeva. São ao todo, de acordo com informações do prefeito Carlos Augusto Pivetta (PT), mais de 4 milhões de metros quadrados.
De acordo com Pivetta, assim como ocorreu em março do ano passado, será necessário transformar a zona rural em zona urbana, tornando-a vocacional para o recebimento de indústrias. Segundo acrescentou, o projeto de lei propondo alteração no Plano Diretor será encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação em breve, com a necessidade de realização de audiências públicas. "Daí vamos dar o caráter de ocupação industrial naquela região, já que parte dela ainda era zona rural."
As secretarias de Obras e Negócios Jurídicos já iniciaram as ações, inclusive com mapeamento da região, para se ter uma noção da totalidade da região, compreendida entre os bairros Itapeva, São Lucas, Capoavinha até o Alphaville. Pivetta explicou que serão permitidas naquela região empresas de transformação, enquanto que ficarão proibidas, pela legislação a ser encaminhada para a Câmara dos Vereadores, a instalação de indústrias poluentes ou extrativistas.
Uma das possibilidades é a de criação de um parque industrial privado, segundo informou o prefeito Carlos Augusto Pivetta. Uma empresa de caminhões, que também não teve seu nome divulgado, de capital americano, já procura uma área de 1 milhão de metros quadrados em Votorantim. "Essa empresa vem pelo programa Investe São Paulo, do Governo Estadual."
Iguatemi
Ainda no campo da economia, segundo o prefeito, foi aprovado recentemente a planta do shopping New Iguatemi Mall, a ser construído ao lado do Shopping Esplanada Center. A Empresa de Shopping Centers S.A. vai investir R$ 383,6 milhões e adquiriu, neste ano, um terreno de 50,2 mil metros quadrados por R$ 30 milhões na avenida Gisele Constantino. Serão no total 57,6 mil m2 de área bruta locável (ABL), 425 lojas sendo seis âncoras e quase 3 mil vagas de estacionamento.
A área é vizinha já era de propriedade da Iguatemi e os terrenos somados totalizam 95,2 mil m2. A construção será dividida em duas fases e a inauguração da primeira parte, que soma 317 novas lojas, está prevista para setembro de 2013. A segunda fase esta prevista para ser entregue em setembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.