quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia da Água polêmico em Votorantim

(*) Equipe VIVAcidade

Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água é motivo de comemoração para muitas cidades, menos para Votorantim.
Projeto de lei de autoria do prefeito Carlos Augusto Piveta, encaminhado à Câmara de Votorantim propõe a concessão dos direitos de tratamento de água, esgoto, transporte e coleta e manutenção de lixo à iniciativa privada. Hoje, o serviço é feito pela autarquia municipal - SAAE.

De acordo com Piveta, a "privatização" será necessária pois a cidade de Votorantim precisa investir em setores essenciais como Habitação, Saúde e Educação. O projeto é polêmico e contraditório já que não existem bens mais essenciais à vida humana do que água e oxigênio.

 
A polêmica sobre as garantias que uma concessão privada dá ao cidadão em relação às tarifas cobradas de água/esgoto e de coleta de lixo além do prazo de concessão de 30 anos, considerado extremamente longo, já motivaram protestos populares na Praça de Eventos "Lecy Campos".

 
Falta de Receita

Francisco Amorim, líder da bancada do PT na Câmara de Votorantim, alegou que a "privatização" do sistema de água e esgoto da cidade faz-se necessária para a continuidade da execução de projetos imobiliários de grande porte como o Alphaville. Sem estas mudanças, a cidade de Votorantim não conseguirá dar andamento às obras necessárias para tais projetos, afirmou o vereador.

 
(*) Equipe VIVAcidade - 22.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim