A Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), deu início nesta terça-feira (29/03) ao projeto de arborização de escolas e parques municipais. A primeira escola a ser contemplada com o plantio de 11 árvores em toda a sua fachada e entorno foi a EMEIEF Prof.ª Betty de Souza Oliveira, localizada no bairro Vila Domingues, zona sul da cidade. A escola foi inaugurada há dois anos, contando atualmente com 413 alunos.
O projeto, segundo o engenheiro agrônomo e diretor do departamento de manutenção e recuperação ambiental da SEMA, Durvalino Félix Júnior, consiste na arborização de parques e, principalmente, de escolas municipais. O propósito é contribuir não só com o sombreamento, mas principalmente com a melhoria do microclima, favorecendo um ambiente saudável aos estudantes, além, obviamente, de promover o contato direto das crianças com a natureza. Durvalino observa que a espécie utilizada no plantio consiste em Aroeira Salsa (Schinus molle), árvore nativa da região. As mudas têm cerca de dois anos e foram cultivas no Viveiro Municipal de Votorantim, o qual é mantido pela SEMA.
Ana Beatriz de Oliveira Moletta, de cinco anos, que auxiliou os agentes da Secretaria no plantio das árvores, ressaltou: “A árvore é muito importante porque nos dá sombra e deixa a escola mais bonita”. Para a diretora da unidade escolar, Irene de Oliveira Silva, a iniciativa da SEMA vem contribuir na conscientização das crianças com relação às questões ambientais, preparando-as para o futuro. “No entender da escola, preservar a natureza é preservar a vida, e, dessa forma, desde pequenos estamos educando as crianças para esse futuro”, destacou Irene.
FERNANDO GRECCO
Supervisor de Gabinete
Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.